A SIGNIFICAÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÕES NÃO-ESCOLARES

Autores

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Estágio Supervisionado, Ensino da Matemática, Espaços Não-Escolares, (In)Justiça Social

Resumo

Neste trabalho assumimos como objetivo expor o movimento formativo de estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública, localizada na região noroeste do Paraná. As ações formativas relatadas foram desenvolvidas na disciplina de estágio curricular supervisionado, no qual o foco está na atuação pedagógica em espaços não-escolares. A exposição dos resultados, bem como, a direção da proposição está fundamentada na Teoria Histórico-Cultural e na Atividade Orientadora de Ensino, justificamos a escolha desses referenciais por observarmos, neles, as possibilidades de desenvolvimento do pensamento teórico do professor e estudante e, ainda, mediante a organização do ensino como atividade o professor toma consciência da natureza e especificidade do trabalho pedagógico. Diante disso, neste trabalho revelamos o movimento de compreensão sob o fenômeno exposto, isto é, a aprendizagem docente possibilitada pelo desenvolvimento de uma proposta de intervenção pedagógica com jogos para o ensino de conceitos matemáticos. Esperamos com esse trabalho possibilitar a reflexão sobre o uso intencional de recursos didáticos, em especial, os jogos. Como também, reforçar a necessidade de espaços formativos como o estágio curricular assegurarem a reflexão sobre a atuação pedagógica em instituições escolares e não-escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilson de Araújo dos Santos, Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor na Universidade Estadual de Maringá

Referências

ARAUJO, E. S. Da formação e do formar-se: a atividade de aprendizagem docente em uma escola pública. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

ASSIS, O. Z. M. et al. Jogar e aprender matemática. São Paulo: LP-Books, 2012.

BRASIL. Pró-Letramento Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação básica, 2008.

BRASIL. Resolução CNE n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Encarte. Brasília: Ministério da Educação, 2014.

DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progresso, 1988.

DIAS, M. S.; SOUZA, N. M. M. Atividade de formação do professor na licenciatura e na docência. In: MOURA, M. O. (Org.). Educação Escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017. p. 183-210.

GOHN, M. G. Educação não formal nas instituições sociais. Revista Pedagógica, v.18, n.39, p.59-75, 2016.

IZAR, J. G. A práxis pedagógica em abrigos. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

LEONTIEV, A. N. Atividade Consciência Personalidade. Bauru: Mereveja, 2021.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e docência. 8 ed. rev. São Paulo: Cortez Editora, 2017.

MOURA, M. O. Formar e formar-se em espaços de significação da atividade pedagógica. In: LIBÂNEO, J. C. et al. (Orgs.). Didática e Formação de Professores: embates com as políticas neoliberais. Goiânia: Cegraf UFG, 2022. p. 71-85.

MOURA, M. O. Matemática na infância. In: MIGUEIS, M. e AZEVEDO, M. G. Educação Matemática na Infância. Vila Nova de Gaia/Portugal: Gailivro, 2007. p.39-64.

MOURA, M. O.; SFONI, M. S. F.; LOPES, A. R. L. V. A Objetivação de ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In: MOURA, M. O. (Org.). Educação Escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017. p. 71-100.

SANTOS, E. A.; LACANALLO-ARRAIS, L. F.; MORAES, S. P. G. A organização do ensino de matemática e o jogo de boliche:(re) pensando possibilidades educativas. Educação em Foco, v.26, n.1, 2021.

Publicado

2023-07-23

Como Citar

Santos, E. de A. dos. (2023). A SIGNIFICAÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÕES NÃO-ESCOLARES. Cenas Educacionais, 6, e16345. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/16345

Edição

Seção

Dossiê Temático - FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PRÁTICAS EM TEMPOS DE ACELERAÇÃO