A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O QUE NOS REVELA UMA POSSIBILIDADE PARA A ORGANIZAÇÃO LÓGICA DO CONCEITO DE GEOMETRIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO?

Autores

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Educação Matemática, Atividade Orientadora de Ensino, Geometria, Ensino Remoto

Resumo

Reconhecemos que a escola e a educação escolar desempenham um papel importante no desenvolvimento da sociedade e dos seres humanos, sendo diferentes as condições objetivas, subjetivas e os atores que estão envolvidos. Nesse contexto, emergem duas questões orientadoras: como a organização do ensino de matemática pode mobilizar a aprendizagem dos alunos? Como nos tornamos professores que ensinam matemática? Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir a organização do ensino da matemática para a organização lógica do conceito de geometria desenvolvida em uma disciplina da formação inicial em Pedagogia. Tendo como fundamentação a Teoria Histórico Cultural, a Teoria da Atividade e a Atividade Orientadora de Ensino, apresentamos um episódio formativo estruturado em três cenas: o conceito científico, a organização do ensino e o desenvolvimento infantil. A partir disso, percebemos indícios que a organização do ensino superior de uma disciplina de Ensino da Matemática, quando pautada nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, pode mobilizar aprendizagens da docência, o que pode se constituir como uma possibilidade para (re) pensar a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Pereira da Cunha, Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Graduação em Pedagogia 

Halana Garcez Borowsky, Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora no Contar - Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática.

Referências

ARAÚJO, E. S. Atividade Orientadora de Ensino: princípios e práticas para organização do ensino de matemática. RPEM, v.8, n.15, p.123-146, 2019.

ASBAHR, F. S. F. “Por que aprender isso, professora?” Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia Histórico-Cultural. 2011. 220 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

BOROWSKY, H. G. A Atividade Orientadora de Ensino como princípio do Clube de Matemática: caminhos para a formação docente. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v.4, n.2, p.509–533, 2020.

CEDRO, W. L.; NASCIMENTO, C. P. Dos métodos e das metodologias em pesquisas educacionais na teoria histórico-cultural. In: MOURA, M. O. (org.) Educação Escolar e Pesquisa na Teoria Histórico-Cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017.

DAVIDOV, V. V. Problemas no ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Educação Soviética, n. 8, agosto. 1988.

LEONTIEV, A. N. Uma Contribuição à Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11 ed. São Paulo: ícone, 2010.

LIMA, L. C.; MOISÉS, R. P. Uma Leitura do Mundo: forma e movimento. São Paulo: Escolas Associadas, 2002.

LOPES, A. R. L. V. Aprendizagem da docência em matemática: o Clube de Matemática como espaço de formação inicial de professores. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009.

LOPES, A. R. L. V. Processos formativos e a aprendizagem da docência: alguns princípios orientadores. In: TREVISOL, M. T. C., FELDKERCHER, N., PENSIN, D. P. (org). Diálogos sobre a formação docente e práticas de ensino. Campinas: Mercado das Letras, 2018.

LOPES, A. R. L. V.; MARCO, F. F.; ROOS, L. T. W. Do Espaço e das Formas ao Ensino de Geometria nos Anos Iniciais. In: CARNEIRO, R. F.; SOUZA, A. C.; BERTINI, L. F. (org.). A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas de sala de aula e de formação de professores. Brasília: SBEM, 2018. (Coleção SBEM ; 11)

MOURA, M. O.; ARAÚJO, E. S.; SERRÃO, M. I. B. Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos. Linhas Crí¬ticas, v.24, p.e19817, 2019.

MOURA, M. O. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, v.12, p.29-43, 1996.

MOURA, M. O. Pesquisa colaborativa: um foco na ação formadora. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.) Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004. p. 257-284.

MOURA, M. O. et al. A Atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e Aprendizagem. In: MOURA, M. O. (org) A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber livro, 2010.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

POZEBON, S. Formação de futuros professores na organização do ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental: aprendendo a ser professor em um contexto específico envolvendo medidas. 2014. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

SILVA, D. S. G. A avaliação do movimento de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

RIGON, A., et al. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, M. (org.) A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Campinas: Autores associados, 2010.

VIGOTSKII, L. S.. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11 ed. São Paulo: ícone, 2010.

Publicado

2023-09-11

Como Citar

Cunha, L. P. da, & Borowsky, H. G. (2023). A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O QUE NOS REVELA UMA POSSIBILIDADE PARA A ORGANIZAÇÃO LÓGICA DO CONCEITO DE GEOMETRIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO?. Cenas Educacionais, 6, e15805. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/15805

Edição

Seção

Dossiê Temático - FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E PRÁTICAS EM TEMPOS DE ACELERAÇÃO