LITERATURA, GÊNERO E DIVERSIDADE: UM OLHAR SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Auteurs-es

  • Nadja Silva Brasil Santos Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Résumé

A pesquisa em andamento pretende analisar, por amostragem, textos literários contidos nos livros Didáticos de Língua Portuguesa do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental II, com o intuito de identificar como a questão de Gênero é apresentada na seleção de textos que servirão de instrumento de ensino e aprendizagem da língua e da literatura brasileiras. Para consecução do objetivo geral definimos levantar uma amostra de cada série, selecionar textos de autoria feminina e textos de autoria masculina que tematizam o perfil de mulher, categorizar a tipificação de textos selecionados, identificar as marcas textuais que elaboram o perfil de mulher, analisar o corpus selecionado e estabelecer uma reflexão sobre o papel que o livro didático desempenha na promoção da consciência da questão de gênero na formação dos estudantes. Assim, a pesquisa será de natureza qualitativa, de abordagem bibliográfica e utilizaremos como corpus de análise, textos literários de livros didáticos de Língua Portuguesa, que serão tratados na perspectiva da análise de conteúdo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2018-04-12