(MULTI) LETRAMENTOS NA SALA DE AULA: TENSÕES E CONTRADIÇÕES

Auteurs-es

  • Rosiane Pimenta Borges Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Résumé

Com o advento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem tem sido um grande desafio para os estabelecimentos de ensino se adequarem a nova realidade. A escola, enquanto espaço de aprendizagem, precisa estar aberta para as múltiplas possibilidades de produção e recepção de conhecimentos e também explorar as diversas formas do uso social da leitura e da escrita que esse espaço oferece. Além disso, é preciso problematizar o uso das tecnologias digitais nesse espaço; atentar para a forma como se agencia o olhar na produção do objeto de estudo, isto é, como se deve pensar o uso das tecnologias digitais nas práticas escolares: como um dispositivo de controle, no qual poucos ainda têm acesso, questionando o uso, a partir da produção; ou se estamos simplesmente reproduzindo tudo o que já foi dito, reforçando ainda mais a sua hierarquização. Desse modo, o objetivo desse estudo é discutir o uso das tecnologias digitais nas práticas escolares e problematizar de que maneira isso pode impactar (ou não) para o letramento digital dos estudantes. A pesquisa será desenvolvida no colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, no município de Alagoinhas (BA), e o corpus da pesquisa será constituído por professores e estudantes. A metodologia de investigação seguirá uma orientação qualitativa de pesquisa de cunho Etnometodológico e a coleta de dados dar-se-á através da pesquisa de campo, observações e entrevistas estruturadas. O estudo da pesquisa apoiar-se-á em Mignolo (2008), Bachelard (1996), Kleiman (2003), Lévy (2009), dentre outros. Espera-se que esse estudo possa colaborar para aberturas e enfrentamentos no modo do fazer científico em torno dos Estudos Culturais.

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Publié-e

2018-04-10