O saber dos microempreendedores(as): (r)epensando os saberes estéticos, econômicos, culturais acionados pelos microempreendedores(as) para montar um salão de beleza

Auteurs-es

  • Raimundo Washington dos Santos Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Résumé

O presente paper tem como proposta apresentar a necessidade de se investigar os saberes e as vivências acionadas pelos microempreendedores (as) para montar um salão de beleza na cidade de Alagoinhas – Bahia. Tomo como ponto de partida para a reflexão teórica os estudos de relações raciais, relações de gênero e o mundo do trabalho desenvolvido por Ângela Davis (2013) e Suely Carneiro (2009). Para entender as práticas econômicas no âmbito cultural, investiremos no conceito alternativo de homo situs e na Teoria dos Sítios Simbólicos de Pertencimento de Hassan Zaoual (2010) e questões de estéticas corporais de Luciana Maia. O procedimento metodológico será quali-quanti com aplicação de questionários e entrevistas aprofundadas sobre a vida dos microempreendedores (as) sob perspectiva cultural. Com esta pesquisa espera-se identificar os saberes estéticos mobilizados por microempreendedoras (es), bem como redefinir um salão de beleza como um modo de produção cultural. Em suma, só uma perspectiva de crítica cultural pode repensar um salão de beleza como um lugar estético-cultural, e de impacto identitário, indo além de um mero lugar econômico.

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Biographie de l'auteur-e

Raimundo Washington dos Santos, Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Doutora em Comunicação e Semiótica, Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

CV: http://lattes.cnpq.br/1693226899388697

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Publié-e

2018-04-08