O PAÍS MASA ENCARANDO A GLOBALIZAÇÃO: EVOLUÇÃO DA PERCEPÇÃO DA BRUTALIDADE SEXUAL E A VIOLÊNCIA DOMÊSTICA NO SÉCULO XXI

Autores

  • Alain Djarsoumna l’Université de Maroua, Cameroun.
  • Aron Bagoydi Universidade de Ngaoundéré/ Camarões.

Resumo

Situado entre os Camarões e o Chade, o povo Masa vive ao longo das duas margens do rio Logone. No norte dos Camarões, este povo é considerado naturalmente violento, e a violência doméstica e a brutalidade sexual são tradicionalmente vistas como atributos do afeto. Este artigo analisa quantitativa e qualitativamente esta percepção na era da globalização. Baseia-se num inquérito online e presencial realizado em outubro de 2022 a 102 pessoas com idades compreendidas entre os 19 e os 70 anos, das quais 57 mulheres e 45 homens. Interessavam-nos particularmente três questões: a natureza (não) violenta do masa, a percepção global da nossa amostra sobre a violência doméstica, a brutalidade sexual entre cônjuges, e o modelo de estilo de vida que promove. No final deste estudo, as cenas de violência continuam a ser uma realidade entre os masa e entre os casais, mas não o suficiente para fazer deles um povo que detém o monopólio da violência. Apesar da resistência do modelo tradicional falocrático em plena decadência, a população inquirida já não adere à coloração afetiva dada à violência e, pelo contrário, promove uma vida familiar assente na não-violência, no diálogo assertivo e na tolerância, que garantem a harmonia entre os parceiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alain Djarsoumna , l’Université de Maroua, Cameroun.

Estudante de investigação na Universidade de Maroua, Camarões. Tem um mestrado em Estudos Hispânicos pela Ecole Normale Supérieure da mesma universidade e está a preparar uma tese de doutoramento em Literatura Comparada.

Aron Bagoydi, Universidade de Ngaoundéré/ Camarões.

Licenciado em Jornalismo Desportivo pela ESSTIC e mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade de Ngaoundéré. Doutorando em Linguística Africana pela Universidade de Ngaoundéré.

Downloads

Publicado

2024-01-18