DOSSIÊ: Perspectivas e Desafios da Educação Escolar no Continente Africano: Trajetórias, Políticas Curriculares e Transformação Social

2024-02-08

Dossiê - Revista África(s): Perspectivas e Desafios da Educação Escolar no Continente Africano: Trajetórias, Políticas Curriculares e Transformação Social

Organizadores: 

Dr. Guilherme Basílio (Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique)

Dra. Ana Lúcia Nunes Pereira (Universidade Estadual da Bahia/DEDC XV – Brasil)

Dr. Fernando Rafael Chongo (Universidade Púnguè – Moçambique)

 

 

Apresentação:

 

A educação em África é um dos pilares fundamentais que sustentam os esforços de desenvolvimento e de progresso. Este dossiê, intitulado ""Perspectivas e Desafios da Educação Escolar no continente africano: Trajetórias, Políticas Curriculares e Transformação Social" busca oferecer uma reflexão abrangente sobre o desenvolvimento e o estado atual da educação em diferentes regiões africanas. Ao abordar tanto os progressos significativos quanto os desafios persistentes, visamos aprofundar e alargar o entendimento das experiências educacionais no continente africano, contribuindo assim para a promoção de práticas inovadoras e políticas eficazes.

Este dossiê pretende reunir uma gama diversificada de perspectivas, contribuições acadêmicas e práticas, promovendo uma compreensão profunda, larga e holística da educação no continente africano. Segue abaixo, propostas articuladoras com o tema desse dossiê:

 

1) O Currículo local na educação escolar: possibilidades político epistemológicas para o desenvolvimento da educação social em África;      

2) Contextualização Histórica e Transformações Educacionais: textos que busquem traçar as raízes históricas da educação em África, destacando os momentos/processos de transformação que moldaram os sistemas educacionais ao longo do tempo.

3) Desenvolvimentos Contemporâneos e Tendências Emergentes: Além de uma análise retrospectiva, deve-se aqui concentrar atenção nas políticas educacionais mais recentes adotadas por diversos países africanos;

4) Impacto Cultural e Social: Neste item pode ser explorado como a educação influencia e é influenciada pela diversidade cultural africana, bem como seu papel na resolução de conflitos sociais;

5) Desafios Atuais e Perspectivas Futuras: pode-se ainda debruçar sobre os desafios persistentes enfrentados pelo sistema educacional nos diversos países africanos.

Esta coletânea aspira ir além da superfície ao examinar a qualidade do ensino e da aprendizagem. Para tanto, entendemos a necessidade de realizarmos análises sobre estratégias para elevar os padrões educacionais, destacando o papel central da formação de professores na consecução desse objetivo.

 

Para o efeito, está aberta até 30/05/2024, uma chamada para a submissão de artigos, no portal da Revista África(s) ou no seguinte endereço eletrônico: guilhermebasilio@yahoo.com.br, observando-se as regras conferidas em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/africas/about/submissions

 

Com os melhores cumprimentos!