Sobre a Revista

A Revista Educação e Humanidades (UMANITÀ) é um periódico semestral vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades (UMANITÀ), integrado ao Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) do Departamento de Educação - DEDC I, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O objetivo primordial da revista é gerenciar e avaliar a divulgação de pesquisas nas áreas de Educação, Currículo, Processos Tecnológicos, Ludicidade, Desenvolvimento Humano, Práticas Pedagógicas e Humanidades, proporcionando retroalimentação à Produção de Conhecimento na Investigação Acadêmica e Profissional.

A UMANITÀ se estabelece como um locus dedicado à publicação de artigos inéditos em português, inglês e espanhol, abrangendo também resenhas, resumos, ensaios e relatos de experiência, recebidos em fluxo contínuo. Além disso, a revista organiza anualmente o Colóquio Internacional Educação e Humanidades, evento atrelado à Difusão Social de Conhecimento, aprofundamentos, avanços e criações. Esse colóquio, alinhado à Epistemologia norteadora do grupo Umanità, inaugura e subverte as Humanidades, especialmente a Educação, como campos que ultrapassam os limites dos conhecimentos científicos, introduzindo dinamismos de singularização em/de contextos.

Ao abrir o ano com suas provocações, o Colóquio Internacional Educação e Humanidades convida à submissão de artigos, os quais serão submetidos à avaliação por pares às cegas. A aprovação desses artigos proporciona a oportunidade de publicação na revista UMANITÀ, que segue uma periodicidade semestral. Essa interconexão entre grupo de pesquisa, programa de pós-graduação, departamento e universidade reforça o compromisso da revista com a promoção e disseminação de conhecimentos no âmbito acadêmico e profissional.

Os artigos devem ser originais e inéditos. Não serão aceitos artigos que tenham sido encaminhados para avaliação em outros periódicos. O processo avaliativo conta com a participação de avaliadores externos. Em caso de controvérsia na opinião dos pareceristas, o editor executivo poderá encaminhar o texto para um terceiro parecerista para reunir mais elementos que subsidiem sua decisão.

No processo de seleção, consideram-se três situações: texto aprovado para publicação, texto re-encaminhado ao autor para modificações ou texto recusado. Os textos modificados pelos autores serão encaminhados aos mesmos pareceristas que avaliaram a primeira versão. O tempo padrão para avaliação dos textos será de 60 dias, a partir da data do recebimento.

OBJETIVO: O principal objetivo da Revista Umanitá surgiu do estimulo e difusão a produção de conhecimento multidisciplinar sobre educação e humanidades, publicando artigos que explorem conteúdos de relevância no nacional e internacional.

 PERIODICIDADE: Semestral 

 COBERTURA TEMÁTICA: Estimular o pensar, a pesquisa-ação, articulando e publicando conteúdos com temática sobre sociedade, educação e ambiente, unindo diversas perspectivas das ciências sociais e ciências humanas.

PÚBLICO ALVO: Comunidade científica interessada em estudos multidisciplinares e interdisciplinares sobre educação e humanidades, espaço e ambiente, especialmente pesquisadores oriundos das ciências humanas e sociais.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE: Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

POLÍTICA DE CUSTOS: Esta revista é financiada exclusivamente por recursos públicos, não havendo nenhum tipo de custo para autores. Também, não existem custos para a submissão de manuscritos para a Revista Umanitá.

POLÍTICA DE COPYRIGHT: Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

LICENÇA: Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES: Os textos encaminhados para a Revista Umanitá terão a avaliação cega por dois profissionais colaboradores (double blind peer review). Em caso de discordância, o texto poderá ser encaminhado a um terceiro avaliador. A Revista Umanitá tem o dever de garantir o anonimato de todo o processo.

DECLARAÇÃO DE MAL PRÁTICA DE ÉTICA E PUBLICAÇÃO: Nossa declaração é baseada no Código de Conduta e nas Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revista (Committee on Publication Ethics, 2011). Os manuscritos submetidos à Revista Umanitá são submetidos a uma verificação minuciosa da originalidade no software de detecção de páginas antes de serem alvo de revisão pelos pares.

________________