Clarice Lispector na sala de aula

uma leitura do conto “Os desastres de Sofia” à luz dos elementos da narrativa e da composição temática

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.17985

Mots-clés :

: Clarice Lispector;, Composição narrativa, Elaboração temática, Conversa literária.

Résumé

A presente proposta tem como objetivo analisar o conto Os desastres de Sofia, de Clarice Lispector, sob duas perspectivas: os elementos da narrativa e a composição temática. No tocante aos elementos da narrativa, damos destaque ao enredo, cuja cadeia de eventos é desatada a partir do ponto de desenlace da história: a escrita subversiva de um texto. Também é relevante o papel da narradora-protagonista, Sofia, e como ela contribui para a construção do significado dessa narrativa, desvelando, por exemplo, o personagem professor. Esse personagem também merece destaque nas discussões por causa da posição avassaladora que parece ocupar na vida da narradora-protagonista. Ademais, dada a natureza ampla de temas suscitados pela narrativa clariceana, fizemos um recorte temático, portanto, discorremos sobre a transformação individual dessas personagens, o nascimento de uma escritora e o que denominamos de ecos autobiográficos dessa narrativa. Tais discussões, embora em forma de recortes, dão indícios da riqueza composicional e temática da escrita clariceana. Para amparar teoricamente essas discussões, recorremos aos estudos de Nunes (1989), Leite (2002), Ferreira (2007) e Hatoum (2014). Por fim sugerimos, como atividade para a sala de aula, uma conversa literária (Bajour, 2012) para ser desenvolvida em turmas da Educação Básica.

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Biographie de l'auteur-e

Sheila Vieira Nanes dos Santos Galvão, Universidade Federal de Campina Grande(UFCG)

Professora de Língua Portuguesa da SEDUC-PE e Tutora a distância do curso de Licenciatura em Letras
e suas Literaturas (UPE). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - PPGLE/UFCG, na área de Estudos Literários. Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras – UPE/Campus Garanhuns).

 

Références

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Publié-e

2023-12-14

Comment citer

GALVÃO, S. V. N. dos S. Clarice Lispector na sala de aula: uma leitura do conto “Os desastres de Sofia” à luz dos elementos da narrativa e da composição temática. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 191–202, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.17985. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17985. Acesso em: 13 mai. 2024.

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