Diálogo e performatividade no drama

Auteurs-es

  • Cleise Furtado Mendes Dramaturga e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v0i3.153

Mots-clés :

Diálogo dramático, Enunciação, Atos de fala,

Résumé

O artigo discute estratégias de composição do diálogo dramático, em textos contemporâneos, sob a ótica das teorias da enunciação e da linguística pragmática, com ênfase nos atos de fala (speech acts) e nos efeitos ilocucionários das interações verbais. Essa abordagem implica o deslocamento de hábitos correntes na análise de peças teatrais, por levar em conta menos o sentido referencial das réplicas do que o particular modo de ação dos seres dramáticos, em suas trocas intersubjetivas, por meio da linguagem. O texto também aborda a noção de dialogismo, tanto como interação discursiva quanto confronto de vozes sociais e históricas. O diálogo dramático tem sido objeto de atenção em vários campos de pesquisa, em especial nos estudos linguísticos dos fenômenos da enunciação. Mas o conceito de dialogismo, desenvolvido por Mikhail Bakhtin no contexto de sua teoria do romance, ainda é pouco presente nas análises da escrita dramatúrgica. A partir de exemplos da dramaturgia contemporânea, propõe-se aqui uma visão da forma dramática como espaço privilegiado para a representação das trocas enunciativas, da interação dialógica pela qual os sujeitos ganham existência graças ao discurso do outro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Cleise Furtado Mendes, Dramaturga e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

Dramaturga e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

Téléchargements

Publié-e

2012-12-05

Comment citer

MENDES, C. F. Diálogo e performatividade no drama. Tabuleiro de Letras, [S. l.], n. 3, 2012. DOI: 10.35499/tl.v0i3.153. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/153. Acesso em: 16 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

SEÇÃO TEMÁTICA