Vestígios de pré-cinema em Lobo da Costa

Autores/as

  • Ivonete Pinto Centro de Artes/Cinema e Audiovisual, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v0i4.171

Palabras clave:

Pré-Cinema, Literatura, Decupagem, Lobo da Costa, Paul Leglise,

Resumen

O presente artigo procura uma vertente de pré-cinema no texto do poeta e romancista pelotense Lobo da Costa (1853-1888), buscando compreender num primeiro momento a própria anatomia do olhar, para em seguida analisar o contexto da época através de uma breve biografia do autor. O reconhecimento dos traços da linguagem cinematográfica surgem por meio de uma “decupagem literária”. Para tanto, o corpus eleito é o poema Aquele Ranchinho e o método aplicado tem como base o trabalho de Paul Leglise (Une Oeuvre de Pré-Cinéma, 1958) em relação à Eneida, de Virgílio (19 a.C). Tal método, ao desconstruir o poema, mostrou-se adequado ao objetivo de encontrar imagens em meio às palavras.

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Biografía del autor/a

Ivonete Pinto, Centro de Artes/Cinema e Audiovisual, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Centro de Artes/Cinema e Audiovisual, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Publicado

2012-12-05

Cómo citar

PINTO, I. Vestígios de pré-cinema em Lobo da Costa. Tabuleiro de Letras, [S. l.], n. 4, 2012. DOI: 10.35499/tl.v0i4.171. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/171. Acesso em: 16 may. 2024.

Número

Sección

SEÇÃO TEMÁTICA