A (des)inclusão da criança com deficiência no Bairro do Limoeiro

reflexões sobre as personagens Luca e André nos gibis da Turma da Mônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i1.16453

Palavras-chave:

Criança com deficiência, Histórias em quadrinhos, Representação, Turma da Mônica

Resumo

Após décadas de luta por maior reconhecimento e significante participação social, as Pessoas com Deficiência têm alcançado o mercado de trabalho, a educação e alguma representação em produções artístico-culturais. Sobre essas últimas, destacam-se os gibis da Turma da Mônica que, desde os anos 2000, abriram o famoso Bairro do Limoeiro às crianças com deficiência, criando um elenco de personagens representativas para esse grupo. Se o bairro fictício passou a ser inclusivo de fato, eis o que este artigo pretende discutir, tomando como objeto de análise o modo de inserção de personagens com deficiência, como André e Luca, nas narrativas quadrinizadas. O corpus da investigação é formado por quatro narrativas pertencentes aos gibis Magali – Ao assoprar a velinha (2021), Turma da Mônica – Como criar um bebê dragão (2021) e Turma da Mônica – Uma foto do Limoeiro (2021). O exame de episódios apresentados nessas narrativas permitiu apurar que a imagem da criança com deficiência é expressa exclusivamente pela condição sintomatológica da deficiência, como se somente esse aspecto fosse suficiente para representar pessoas reais com deficiência, o que reconhecemos ser uma postura discriminatória e excludente, a qual, lamentavelmente, é reproduzida nos discursos dos gibis analisados. Para a discussão, o aporte teórico se baseia nos pensamentos de Serge Moscovici (2007), no campo dos Estudos Culturais, de Débora Diniz (2007) e João Batista Ribas (2003), pesquisadores da área da inclusão social das Pessoas com Deficiência.

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Biografia do Autor

Renata Machado da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB/2020). Especialista em Coordenação Pedagógica (UNIFACS/2008) e em Psicopedagogia (Faculdade Montessoriano/2019). Graduada em Normal Superior (UNIME/2006).Docente da Educação Básica - anos iniciais. Interessa-se por pautas de inclusão, linguagem e educação.

Sayonara Amaral de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora titular/Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB(DCH - I). 

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Publicado

2023-06-18

Como Citar

DA SILVA, R. M.; DE OLIVEIRA, S. A. . A (des)inclusão da criança com deficiência no Bairro do Limoeiro: reflexões sobre as personagens Luca e André nos gibis da Turma da Mônica. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 260–277, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i1.16453. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/16453. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS