NAS ROTAS DO MERCADO INTERNO E EXTERNO: NEGÓCIOS E CASAS COMERCIAIS NO TERMO DE MONTE ALTO – ALTO SERTÃO DA BAHIA (FINS DO SÉCULO XIX)

Auteurs-es

  • Danielle da Silva Ramos Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mots-clés :

Negócios, Casas Comercias, Termo de Monte Alto, Alto Sertão

Résumé

Relegada a um papel secundário na história econômica do Brasil, aos poucos a historiografia tem contemplado a complexidade da produção e das transações comerciais das regiões interioranas, demonstrado a importância dessas regiões e das ditas lavouras de “subsistência” na economia estadual ou nacional. Nessa linha de análise, busca-se abordar que embora os empecilhos à comercialização tenham atravessado séculos, eles não foram incontornáveis. No trânsito de negócios do alto sertão baiano, a dinâmica efetivada entre casas comerciais foram meios que movimentavam a circulação de mercadorias para dentro e para fora do país, ou seja, exportando para o mercado interno e para o mercado externo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2022-11-27

Comment citer

Ramos, D. da S. (2022). NAS ROTAS DO MERCADO INTERNO E EXTERNO: NEGÓCIOS E CASAS COMERCIAIS NO TERMO DE MONTE ALTO – ALTO SERTÃO DA BAHIA (FINS DO SÉCULO XIX). Seminário Interdisciplinar Em Ensino, Extensão E Pesquisa, 5. Consulté à l’adresse https://www.revistas.uneb.br/index.php/sieep/article/view/15733