A RELEVÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA PARA A GESTÃO EM UMA EMPRESA FAMILIAR
Abstract
O presente artigo teve como objetivo geral analisar o fluxo de caixa na percepção de gestores em uma empresa familiar. A metodologia utilizada no estudo classifica-se, quanto aos objetivos, descritiva, quanto aos procedimentos, estudo de caso e quanto a abordagem do problema, qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada versando sobre o fluxo de caixa e contabilidade. A análise de dados foi conduzida conforme Bardin (1975). De modo geral, os resultados indicam que mesmo o gerente financeiro sendo possuidor de conhecimento e expertise na área, não “consegue” auxiliar de forma precisa os proprietários da empresa objeto de estudo para a boa gestão. Isso se deve talvez a dificuldades financeiras ou ainda a falta de recursos tecnológicos para dar suporte as atividades administrativas. O sócio 2 não sabe se a empresa possui planejamento de receitas, custos e despesas, pois só fica responsável pela parte operacional. Conclui-se que o fluxo de caixa apesar contribui para o desenvolvimento da gestão parece não ser uma prioridade para os envolvidos no processo de gestão da empresa estudo de caso e ainda a contabilidade não é levada em consideração para a tomada de decisão.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Rui MP; BARROS, Argentina FL. O Sistema de Normalização Contabilística e de Relato Financeiro-SNCRF-de Cabo Verde. ATF-Edições Técnicas, 2009.
BORNHOLDT, Werner. Governança na empresa familiar: implementação e prática. Porto
Alegre: Artmed, 2005.
DA SILVA BARRETO, Laís Karla et al. Competencias gerenciais requeridas em empresas familiares: o olhar de sucessores. Race: revista de administração, contabilidade e economia, v. 15, n. 1, p. 299-326, 2016.
DI AGUSTINI, Carlos Alberto. Capital de giro: análise das alternativas e fontes de
financiamento. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
ESTOL, K. M. E.; FERREIRA, M. C. O. O processo sucessório e a cultura organizacional
em uma empresa familiar brasileira. Revista de Administração Contemporânea, v. 10, n. 4, p. 111-130, out./dez. 2006.
HALL, R. J. SOUZA, D. V. N. de. BRYK, G. R. VIANA, J. J. S. A utilização das ferramentas contábeis para tomada de decisão: um estudo nas micro e pequenas empresas do ramo de vestuário de Dourados – MS. Congresso Internacional de Administração – ADMPG Set. 2008.
HOJI, M. Administração financeira na prática: guia para educação financeira corporativa e gestão financeira pessoal. São Paulo: Atlas, 2007.
JUSTE, Antonio Donizeti. A empresa familiar. São Paulo: Proview, 2004.
LIZOTE, Suzete Antonieta et al. USO DO FLUXO DE CAIXA E SUA RELAÇÃO COM AS DIFICULDADES DE PERMANECER NO MERCADO DE PET SHOPS. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 3, p. 214-229, 2017.
LUCENA, W. G. L. Uma contribuição ao estudo das informações contábeis geradas pelas micro e pequenas empresas localizadas na cidade de Toritama no agreste pernambucano. 2004. 114f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis). Universidade Federal da Paraíba. Paraíba, 2004.
OLIVEIRA, D. de P. R. Empresa Familiar: Como fortalecer o empreendimento e otimizar o processo sucessório. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 290 p.
MARTIN, S. Ce que les successeurs familiaux devraient faire. Revue de Gestion, v. 36, n. 1, 2011.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.