CANAIS DIALÓGICOS: UMA PERSPECTIVA PLURAL ACERCA DO LETRAMENTO

Autores/as

Resumen

Este estudo apresenta o letramento social como um instrumento importante no processo formativo humano. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva e os dados foram coletados de livros, periódicos científicos e repositórios virtuais de teses. Os resultados do estudo mostram que o desenvolvimento humano é um processo sócio-histórico e semiótico, mediado por signos, significados e significantes. Isso posto, é importante criar canais dialógicos para a coexistência humana em suas múltiplas formas de ser e se fazer enquanto membros integradores e construtores do mundo material, simbólico e cultural. O letramento social permite ao sujeito ler, entender e atuar sobre seu meio de forma ativa e crítica. A consciência é marcada pelas relações e interações que os indivíduos estabelecem consigo, com os outros e com o entorno social, promovendo mudanças no campo do real. Embora os significados sociais já estejam postos a priori, é possível a construção de significados pessoais ou sentidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ueliton Andre Santos Silva, Universidade do Estado da Bahia.

Mestrando em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia-Campus II. Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário UNIRB. Integrante do Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e Linguagens-GEREL/CNPq-UNEB.  Apresenta interesse por estudos ligados aos seguintes temas: Educação, ensino-aprendizagem, desenvolvimento humano e letramento sociocultural.

Publicado

2024-01-09

Cómo citar

Silva, U. A. S. (2024). CANAIS DIALÓGICOS: UMA PERSPECTIVA PLURAL ACERCA DO LETRAMENTO. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 9(1), 97–111. Recuperado a partir de https://www.revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/17842