ENSINO EM EMPREENDEDORISMO: UM LEVANTAMENTO DOS MÉTODOS E PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
Resumen
Os cenários globais têm demandado atualizações nos processos de ensino-aprendizagem através de ações singulares na educação profissional e em concomitância com a abertura de mercado no Brasil. Ocorre que os modelos tradicionais não incentivam a relação bilateral do ensino-aprendizagem no empreendedorismo. Justifica-se a pesquisa com o consenso de que o modelo de atuação pedagógica atual, onde o professor é o principal meio de acesso ao conhecimento, não está em consonância com as reais demandas das competências exigidas, logo, novos modelos são exigidos no ensino de empreendedorismo. O problema da pesquisa aborda quais os principais métodos de ensino na educação empreendedora em prática no país atualmente e quais as suas delimitações. O objetivo é a análise de práticas didático-pedagógicas para o ensino de empreendedorismo, a identificação de pressupostos teóricos do tema de empreendedorismo; a identificação das características das práticas de ensino de empreendedorismo e a identificação dos métodos de ensino de empreendedorismo nas IES. Para consolidar estes objetivos adota-se a metodologia classificada como qualitativa e com objetivos exploratórios e descritivos. O que se observa é que os métodos que foram difundidos se debruçaram em resolver problemas de uma parcela dos estudantes de nível médio e superior, porém evidencia uma lacuna de que a educação técnica-profissional não teve a mesma sorte. Esta lacuna é um convite para a discussão e reflexão urgentes de que novos programas de educação empreendedora possam atender a este público.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.