CONTRIBUIÇÕES DA CONTEMPORANEIDADE NA FORMAÇÃO DO SUJEITO DA EDUCAÇÃO
Resumen
O presente artigo é fruto de discussões acadêmicas em torno da contemporaneidade e, especialmente, do sujeito da educação, o qual nasce a partir do desvelar de significados e tensões da pós-modernidade. Com base nesses aspectos, objetiva-se discutir as bases epistemológicas da modernidade e da contemporaneidade na formação do sujeito da educação, tendo em vista que a educação se transmuta conforme as mudanças de ordem social, política e cultural. Deste modo, busca-se responder a seguinte questão: como as bases epistemológicas contemporâneas podem contribuir para formação do sujeito da educação, considerando os entraves do paradigma moderno? Para isso, utiliza-se obras de autores como Agamben (2009), Charlot (2009), Lima Júnior (2015), Foucault (2006, 2013), Hall (2006), Saviani (2011, 2013), Santos (2008), dentre outros, para condução das discussões teóricas. Assim, este texto está baseado numa abordagem qualitativa já que foi dada ênfase ao sujeito, sua relação com a educação contemporânea e, sobretudo, a formação que permeia a vida desse sujeito. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa bibliográfica discute-se conceitos, ideias e pontuações para dar conta de responder à questão aqui proposta. Como resultado, aponta-se a necessidade de compreender o sujeito educando e professor enquanto um ser subjetivo, autônomo, criativo e em constante transformação como uma alternativa de educação contemporânea. A partir do entendimento de docentes e discentes como sujeitos singulares (e não como meros personagens na cena educacional uniforme) será possível redefinir o panorama formativo para uma outra abordagem que possibilite uma reflexão sobre seu lugar, a fim de agir sobre a realidade, percebendo-se também como sujeito deste processo em sua subjetividade.
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