POR UMA ESPIRITUALIDADE LAICA

Autores

Resumo

O presente artigo desenvolve-se sobre a temática do amor como possibilidade de uma experiência com o sagrado. O termo cunhado por Ferry é espiritualidade laica, já Sponville remete-se a uma espiritualidade sem Deus. Ambos dialogam encaminhamentos para uma espiritualidade, ou mesmo algum elemento que valha a pena se arriscar após a era da desconstrução, indicada por Ferry como iniciada com os boêmios franceses do século XIX e Nietzsche na Alemanha. Se Ferry traça o percurso histórico, desde o boêmios até o amor real, factual, não o amor abstrato dos Iluministas, para corroborar sua Revolução do Amor, Sponville vislumbra nos diferentes nomes dados ao amor pelos gregos antigos, - eros, philia e ágape -, a humanização necessária ao termo, no sentido de fixá-lo à Terra reverberando o seu sentido profundo, como último recurso a uma espiritualidade para ateus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Barbosa, UFF e UFES

Licenciado em História pela UFES e bacharel em Psicologia pela mesma instituição. Mestre em Filosofia pelo PPGFIL-UFES. Doutorando em Filosofia pelo PPGFIL-UFES e doutorando em psicologia pelo PPGP-UFF. 

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

Barbosa, W. (2024). POR UMA ESPIRITUALIDADE LAICA. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 9(1), 75–96. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/16958