Ambiente acadêmico em tempos pandêmicos

Trajetórias de estudantes

Autores

Palavras-chave:

Estudantes; Ambiente acadêmico; Narrativas; Significados.

Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em compreender como os estudantes egressos de escolas públicas vêm lidando com o ambiente acadêmico desde seu ingresso na universidade. Tendo a Psicologia Narrativa e a Psicologia Histórico-Cultural como orientações teóricas e o método qualitativo como abordagem, propôs-se contar com a participação de estudantes de graduação em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia. Foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada para a produção de relatos individuais. A análise identificou os compartilhamentos entre as narrativas individuais que ensejavam a composição de uma narrativa coletiva, focalizando seus temas, tempos e significados. Os resultados mostram os motivos implicados na escolha do curso, a desafiadora imersão dos estudantes na cultura acadêmica, com seus estranhamentos e sofrimentos psíquicos, suas transformações identitárias e seus otimistas projetos profissionais, bem como a turbulência produzida pela pandemia em suas vivências universitárias.

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Biografia do Autor

Gilberto Lima dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1982), especialização em Psicologia Educacional pela PUC/MG (1997), mestrado (2007) e doutorado (2010) em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, adolescência, velhice, educação e cidadania.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Santos, G. L. dos . (2022). Ambiente acadêmico em tempos pandêmicos: Trajetórias de estudantes. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(01), e202205. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/14143

Edição

Seção

Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas - Fluxo Contínuo