Análise narrativa da aplicação do desenho-estória com tema

Palavras-chave: Desenho-Estória com Tema; Técnica Projetiva; Psicologia

Resumo

Objetivo: descrever a utilização da técnica projetiva Desenho-Estória com Tema na literatura. Aspectos metodológicos: trata-se de revisão narrativa realizada na plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde usando o seguinte descritor “Desenho-Estória com Tema”, nos últimos cinco anos. Resultados: dentre os 11 artigos selecionados, a maioria foi de abordagem qualitativa. A maior parte dos estudos utilizaram a Teoria das Representações Sociais. Os grafismos, juntamente com suas estórias possibilitaram aos autores descreverem a relação dos participantes com o objeto de pesquisa estudado por meio de suas vivências e experiências Conclusão: A utilização do Desenho-Estória com Tema mostrou-se pouco expressivo em pesquisas, com maior concentração nas áreas de Enfermagem e Psicologia, remetendo aos aspectos que possibilitam tanto o planejamento de ações relacionados ao cuidado dispensado por profissionais de saúde, quanto às intervenções práticas e reflexivas para educadoras(es), cuidadoras(es) e familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIELLO-VAISBERG, Tânia Maria José. Investigações de representações sociais. In: TRINCA, Walter. (org.). Formas de investigação clínica em psicologia: procedimento de desenhos-estórias: procedimento de família com estórias. São Paulo: Vetor, 1997, p. 255-288.

ANDRADE, Samkya Fernandes Oliveira; ALVES, Railda Sabino Fernandes; BASSANI, Maria Hellen Pereira Almeida. Representações sociais sobre as drogas: um estudo com adolescentes em conflito com a lei. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 38, n. 3, p. 437-449, set. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-37030000742017>. Acesso em: 1 dez. 2020.

ALVES, Jeorgia Pereira. et al. Representações sociais de mães e pais sobre crianças com paralisia cerebral. REME revista mineira de Enfermagem, v. 24, e1310, fev. 2020. Disponível em: <http://reme.org.br/artigo/detalhes/1456>. Acesso em: 1 dez. 2020.

ASTRO, Paulo Francisco. Representação simbólica da obesidade infantil a partir da avaliação de mães. Boletim de psicologia, São Paulo, v. 65, n. 143, p. 131-146, jul. 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000200003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 1 dez. 2020.

BONFIN, Eliane Santos; OLIVEIRA, Bruno Gonçalves.; BOERY, Rita Narriman Silva de Oliveira. Representações sociais de mães sobre o cuidado ao filho com câncer. Enfermagem em Foco, (Brasília); v. 11, n. 1, p. 27-31, jun. 2020. Disponível em: <http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/download/2337/698>. Acesso em: 1 dez. 2020.

COUTINHO, Maria da Penha de Lima; SERAFIM, Roseane Christhina da Nova Sa; ARAÚJO, Lidiane Silva. A aplicabilidade do desenho-estória com tema no campo da pesquisa. In: COUTINHO, Maria da Penha de Lima; SARAIVA, Evelyn Rúbia de Albuquerque (org.). Métodos de pesquisa em psicologia social: perspectivas qualitativas e quantitativas. João Pessoa: Editora Universitária, 2011. p. 205-250.

DEPIANTI, Jéssica Renata Bastos; MELO, Luciana de Lione; RIBEIRO, Circéa Amália Brincando para continuar a ser criança e libertar-se do confinamento da hospitalização em precaução. Esc. Anna Nery Rev. Enferm., v. 22, n. 2, p. e20170313, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ean/v22n2/pt_1414-8145-ean-22-02-e20170313.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2020.

FREITAS, Nájila Bianca Campos, Et al. As percepções das crianças e adolescentes com câncer sobre a reinserção escolar. Rev. Psicopedagogia, v. 33, n. 101, p. 175-183, 2016. Disponível em: <https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v33n101a07.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2020.

HAMMER, Emanuel Frederick. Aplicações clínicas dos desenhos projetivos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1991.

LOPES, Tamires Folco. et al. Representações sociais do idoso e do envelhecimento em estudantes de psicologia. Bol. - Acad. Paul. Psicol., São Paulo, v. 39, n. 97, p. 277-288, dez. 2019. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2019000200012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 1 dez. 2020.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira. GALVAO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, Dec. 2008. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018>. Acesso em: 1 dez. 2020.

OLIVEIRA, Adriana Leônidas; GODOY, Monique Marques Costa. O processo de resiliência do jovem aprendiz e as estratégias de conciliação estudo-trabalho. Bol. psicol, São Paulo, v. 65, n. 143, p. 175-191, jul. 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 1 dez. 2020.

OLIVEIRA, Jeane Freitas; RODRIGUES, Andreia Silva; PORCINO, Carlos Alberto; REALE, Maria Julia Oliveira Uchôa. Imaginário de presidiárias sobre o fenômeno das drogas. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 18, 31 mar. 2016. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/fen/article/view/31072>. Acesso em: 1 dez. 2020.

PEREIRA, Samantha Souza da Costa et al. A utilização da técnica projetiva do Desenho-Estória com Tema para a coleta e produção de dados em pesquisas qualitativas e sua interface com a Teoria das Representações Sociais. In: OLIVEIRA, Jeane Freitas de et al. (org.). Representações sociais e saúde: teoria, pesquisas e práticas. Salvador: Devires, 2022. p. 75-94.

PORCINO, Carle et al. Para (sobre)viver de dia, João 'se arruma' à noite como Maria: representações sociais de estudantes sobre travestis. In: MORAES, Inaldo Kley do Nascimento; GONÇALVES, Patrícia Gonçalves de. (org.) Pesquisas aplicadas no panorama das ciências da saúde no Brasil. [livro eletrônico]. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021. p. 89-101. Disponível em: <https://www.editorapublicar.com.br/pesquisas-aplicadas-no-panorama-das-ciencias-da-saude-no-brasil-volume-1>. Acesso em: 22 fev. 2022.

SILVA, Graziela Vasconcelos; ABRÃO, Jorge Luiz Ferreira. Experiências emocionais da gravidez na adolescência: entre expectativas e conflitos. Bol. - Acad. Paul. Psicol., v. 40, n. 98, p. 63-72, jan.-jun. 2020. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bapp/v40n98/a07v40n98.pdf>. Acesso em: 1 dez. 2020.

TOLEDO, Juliane Alvarez; RODRIGUES, Marisa Consenza. Teoria da mente em adultos: uma revisão narrativa da literatura. Bol. - Acad. Paul. Psicol., São Paulo, v. 37, n. 92, p. 139-156, jan. 2017. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bapp/v37n92/v37n92a11.pdf>.Acesso em; 29 out. 2020.

TRINCA, Walter. Apresentação do procedimento de desenhos-estórias. In: TRINCA, Walter. (org.). Formas compreensivas de investigação psicológica: procedimento de desenhos-estórias e procedimento de família com estórias. São Paulo: Vetor, 2013. p. 11-30.

VALE, Paulo Roberto Lima Falcão; ALVES, Deisyane Vitoria; CARVALHO, Evanilda Souza Santana. “Bem corrido”: reorganização cotidiana das mães para cuidar de crianças com Síndrome Congênita pelo Zika. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 41, e20190301, 2020. <https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190301>. Acesso em: 1 dez. 2020.

VAISBERG, Tânia Maria José Aiello; AMBROSIO, Fabiana Follador. Rabiscando Desenhos-estórias com Tema: pesquisa psicanalítica de imaginários coletivos. In: TRINCA, W. (org.). Formas compreensivas de investigação psicológica: procedimento de desenhos-estórias e procedimento de família com estórias. São Paulo: Vetor, 2013. p. 277-302.

Publicado
2022-03-03
Métricas
  • Visualizações do Artigo 465
  • PDF (PORTUGUÊS) downloads: 323
Como Citar
Porcino, C., Suto, C. S. S., Silva, D. de O., de Jesus, M. E. F., & De Oliveira, D. G. S. (2022). Análise narrativa da aplicação do desenho-estória com tema. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(01), e202202. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13584