Chamada pública para Dossiê temático: EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E ARTES CÊNICAS NOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

2024-05-03

Ementa

A iniciativa dessa publicação trata-se de uma articulação de coordenadores locais dos núcleos dos Programas de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID) e Residência Pedagógica(RP) realizados no Departamento de Educação-Senhor do Bonfim-BA, no sentido de socializar  e registrar o quanto esses programas impulsionaram os estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Teatro, Pedagogia e Matemática à reflexão, à discussão e avaliação das experiências vividas e apreendidas durante os projetos.

Falar desses programas da CAPES, é compreendê-los como espaços privilegiados da práxis pedagógicas, cuja ação-reflexão-ação geram impactos em três direções: na prática formativa discente, no aperfeiçoamento docente e na colaboração para qualificação dos cursos de graduação à medida que ofertamos devolutivas da realidade escolar, das inovações pedagógicas e da resolução de problemas oriundos do contexto escolar.

O presente dossiê busca despertar o aprofundamento de novas discussões e contribuições de pesquisadores/as cujos aspectos centrais dos estudos que: (1) abarque as reflexões sobre a inserção na Educação Básica; (2) apresente resultados de pesquisas realizadas nesse contexto; e, (3) proponha aportes teóricos e propostas metodológicas inovadoras para lidar com as realidades em espaços educativos.

Pretende-se, portanto, congregar estudantes, professores da Educação Básica e pesquisadoras(es) que tenham se dedicado em evidenciar, problematizar, produzir conhecimentos e promover diálogos sobre experiências advindas dos programas de valorização à docência: PIBID e RP  no contextos das licenciaturas em Ciências Biológicas, Teatro, Pedagogia e Matemática desde sua implementação no Departamento de Educação – Campus VII.

Os trabalhos podem ser resultantes de pesquisa empírica ou bibliográfica ou relato de experiência e devem ser submetidos pelo site da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (REVNUPE), realizando a submissão do manuscrito na seção “DOSSIÊ: Educação, Ciências e Artes Cênicas nos Programa PIBID e Residência Pedagógica, em conformidade com todas as normas da revista e do template. Os artigos e relatos de experiência que comporão o presente dossiê serão publicados logo após a finalização do processo de avaliação, revisão e diagramação.

Submissões: de 06 de maio a 30 de junho de 2024.

 

Orientações para autor(es/as):

Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema e as diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da revista:

https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/about/submissions

As submissões passarão por análise preliminar dos organizadores/editores quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso tenham aderência à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão por pares do tipo duplo cego, conforme as normas da revista disponíveis no site. 

Organizadores:

Maria José Souza Pinho - Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus VII. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade- PPGED/UNEB. Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Biologia-LIPEEBIO.  Líder do Grupo de Estudos em Educação Científica-GEEC/UNEB.

Reginaldo Carvalho da Silva - Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus VII. Docente do Colegiado de Teatro e coordenador das Jornadas de Pesquisa em Circo Negro do Brasil. Fundador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Artes Cênicas do Semiárido Brasileiro - GruPANO.

Joanita Mura da Silva - Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus VII. Docente do Colegiado de Pedagogia.

CRONOGRAMA

Submissão na plataforma da revista: De 06 de maio a 30 de junho

Avaliação e editoração: De 01 de junho até 30 de julho de 2024

Revisão dos autores: De 01 de agosto até 20 de agosto de 2024

Publicação: Setembro (até 30 de setembro de 2024)