Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
  • El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
  • Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
  • El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
  • El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.

Directrices para autores/as

Categorias de trabalhos aceitos:

Artigos originais: são textos que tem como intuito divulgar resultados de pesquisa empírica inédita, precisando atender os princípios da objetividade e da clareza referente a questão norteadora. Mínimo de 12 e máximo de 25 páginas.

Artigos de revisão: deverão ser categorizados como Narrativa, Integrativa, Sistemática ou Metanálise e explicitar Objetivo, Fonte de dados, Síntese dos dados (quantitativos ou qualitativos) e Conclusões (as conclusões e suas aplicações). Os procedimentos adotados e a delimitação do tema devem estar incluídos. Mínimo de 12 e máximo de 25 páginas.

Relato de experiência: é um texto que descreve uma experiência vivenciada por um ou mais pesquisadores, feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico, estabelecendo ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo construto teórico, de modo que tais experiências possam contribuir para outros pesquisadores da área. Mínimo de 10 e máximo de 15 páginas.

Ensaio: é um texto reflexivo, trazendo opiniões e impressões acerca de um tema definido, sem a pretensão esgotá-lo, não tendo a obrigação de ser é investigativo. Mínimo de 10 e máximo de 30 páginas.

Resenhas: São textos produzidos a partir de uma análise crítica/descritiva de obras recentes, publicadas nos últimos dois anos, nacionais ou estrangeiras, que tenham relação com as áreas de aderência da RDD. Mínimo de 02 e máximo de 05 páginas.

Formatação:

Autoria: Será aceito o máximo de três (03) autores por manuscrito, sendo que preferencialmente pelo menos um (1) deve ter título de mestre e/ou doutor. O texto não deve incluir qualquer informação que permita a identificação de autoria; os dados dos autores deverão ser informados apenas nos campos específicos do formulário de submissão. 

Organização do manuscrito: Deve ser utilizado o editor de texto Word ou RTF, com fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entrelinhas 1,5 cm. Papel tamanho A4 (21cm x 29,7cm) com margens direita e inferior com 3cm e esquerda e superior com 3cm. O número máximo de palavras deve respeitar os limites estabelecidos para cada categoria de trabalho definida acima.

A RDD aceita textos em português, inglês e espanhol.

Título: deve conter título do artigo, centralizado, em tamanho 14, negrito e caixa alta. Abaixo o título em inglês, centralizado, em caixa alta e fonte 12 sem negrito.

Resumos: Devem ser apresentados no mesmo arquivo que o corpo do artigo obrigatoriamente um Resumo, para textos em lingua portuguesa, ou um Resumen, para textos em Espanhol. Além disso é obrigatório tambem um Abstract em inglês. Cada um deles deve conter de 150 a 200 palavras, em fonte tamanho 11, alinhamento justificado, espaçamento simples entre linhas. Ao final de cada um, devem ser apresentados 3 a 5 palavras-chave.

Corpo do artigo: Os artigos originais ou artigos de revisão devem seguir a seguinte estrutura: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão. Para os relatos de experiência, deve-se seguir a estrutura: Introdução, Relato (com o contexto da intervenção, público-alvo, descrição das ações, resultados alcançados, discussão, avanços e desafios) e Conclusão. Outras categorias de manuscritos (ensaios, resumos e resenhas) seguem os formatos de texto a elas apropriados.

Citações: Conforme a NBR-10520, as citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data. Citação de até três linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, fonte igual à do texto. Citação de mais de três linhas: fora do corpo do texto, fonte 11, recuo de 4 cm, sem aspas (ou qualquer outro destaque), espaçamento interlinear simples, margem direita igual à do texto.

Notas de rodapé: Em fonte tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples;

Referências: As referências devem ser formatadas seguindo as normas da ABNT. Para textos em idiomas estrangeiros aceita-se textos formatados no Estilo Vancouver ou American Psychological Association (APA).

Instruções para quadros, tabelas e figuras (se existirem):

Quadros: Devem ser inseridos em seu exato local no texto, com numeração arábica consecutiva acompanhada de breve título/legenda.

Tabelas: Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto e receber um breve título. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé das tabelas e ser identificadas com números arábicos sobrescritos.

Figuras: As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) precisam ser citadas como Figuras e numeradas com algarismos arábicos, seguindo a ordem em que foram inseridas no texto. Devem conter título e legenda apresentados na parte inferior da figura. Só serão admitidas para publicação figuras suficientemente claras e com qualidade digital, preferentemente no formato vetorial. No formato JPEG, a resolução mínima deve ser de 300 dpi. Não se aceitam gráficos apresentados com as linhas de grade, e os elementos (barras, círculos) não podem apresentar volume (3-D). Havendo figura extraída de outro trabalho já publicado, os autores precisam apresentar encaminhar a RDD a autorização, por escrito, para sua reprodução.

Ética na pesquisa com seres humanos: Os artigos com pesquisa que envolveram coleta de dados diretamente com seres humanos devem anexar parecer de Comitê de Ética em Pesquisa atestando que o estudo foi liberado para execução e assegurando assim o cumprimento da Resolução 466/2012.

O(s) autor(es) e autora(s) dos artigos publicados são responsáveis pela exatidão das referências citadas e pelos conceitos, ideias e afirmações emitidas, de acordo com os princípios éticos em vigência, não representando a posição oficial da Diálogos e Diversidade e de seus editores.

Documentos suplementares: É o espaço onde deverá ser anexado se necessário os seguintes documentos: Parecer de Comitê de Ética em Pesquisa, Declaração de Responsabilidade, Autorização de uso de figuras ou Declaração de conflito.

Os textos submetidos passam por verificação em software antiplágio com o intuito de identificar possível presença de cópia sem o devido crédito.

Enquanto o texto estiver sendo avaliado pela RDD não é permitido submissão em outro periódico.

O tempo estimado para avaliar e publicar os artigos submetidos a Diálogos e Diversidade é de seis (6) meses. Entretanto, pode ocorrer uma variação nesse intervalo de tempo, a depender da consistência e adequação da submissão, segundo as normas editoriais, da estabilidade do sistema da revista e da disponibilidade e tempo de resposta dos pareceristas ad hoc.

Não existe a cobrança de nenhuma taxa para submissão, avaliação e publicação a(o)(s) autor(a)(es) e é livre o acesso para leitura de todo o conteúdo publicado nas edições da RDD.

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Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.