Sustentar a empregabilidade mediante a aprendizagem ao longo da vida. Uma abordagem em história de vida para empregabilidade

Palavras-chave: História de vida, Experiência, Competência, Empregabilidade

Resumo

Este artigo apresenta o desdobramento prático de um método de história de vida em um amplo projeto empírico sobre empregabilidade. O discurso da empregabilidade, entendendo-se o trabalhador como força de trabalho universalmente adaptativa, é contextualizado historicamente em uma fase tardia da modernização capitalista. Uma discussão crítica do conceito predominante de competência para negligenciar a dimensão subjetiva do aprendizado e do desenvolvimento de competências leva a considerações e decisões metodológicas tomadas na elaboração deste projeto de pesquisa, suas questões de pesquisa, seu entendimento teórico e a escolha do método. As histórias narrativas da vida devem esclarecer as experiências dos trabalhadores sobre mudanças substanciais em sua carreira e o desenvolvimento de competências que eles experimentaram nessas situações. O artigo antecipa como uma interpretação psicossocial das histórias de vida pode trazer informações valiosas na dimensão subjetiva do desenvolvimento de competências no contexto da vida dos trabalhadores como um todo.

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Biografia do Autor

Henning Saling Olesen, Universidade Roskilde
Professor de aprendizagem ao longo da vida na Universidade Roskilde, Dinamarca. É ex-presidente da ESREA. Editor do European Journal for Research in Education and Learning of Adults (RELA). Desenvolve pesquisa em aprendizagem de adultos em relação ao trabalho, incluindo trabalho profissional, usando o método de história de vida e interpretação psicossocial, teoria da aprendizagem e aprendizagem baseada na experiência.

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Publicado
2020-06-28
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Como Citar
OLESEN, H. S. Sustentar a empregabilidade mediante a aprendizagem ao longo da vida. Uma abordagem em história de vida para empregabilidade. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 13, p. 105-123, 28 jun. 2020.