Práticas da imagem e produção de vidas: insurgências curriculares visuais, estéticas e culturais nas redes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p535-548

Palavras-chave:

Chave, Cultura Visual, Selfies, Juventudes, escolas, currículos, visualidades

Resumo

Abordando aspectos teóricos da imagem e sua relevância na formação de indivíduos e coletivos, esse artigo pretende contribuir com os estudos da Cultura Visual & Educação, refletindo sobre criações, trânsito e efeitos de imagens caras a parte da juventude brasileira, nas redes sociais, autoimagem, selfies e de outras ordens. Apoiados em dois populares ídolos juvenis – Inês Brasil e o grupo de funk Bonde das Bonecas, criadores de suas imagens e detentores de notoriedade em meio à precariedade material, contraestética e de insurgência contra padrões imagéticos dominantes –, tomamos a circulação de suas imagens como notável militância visual, visto catalisarem e agregarem a simpatia de muitos jovens que, ao se sentirem representados, reproduzem imagens, falas e performances como afirmação identitária. Modos de ser e de aprender a ser que desafiam a atualização da educação escolar face às produções curriculares confrontadas e contaminadas pelas redes e visualidades.

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Biografia do Autor

Aldo Victorio Filho, UERJ

Graduado em Gravura pela Escola de Belas Artes UFRJ e Licenciado em Educação Artística. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor visitante da Facultad de Belles Arts da Universitat de Barcelona Professor associado, Coordenador do curso de Licenciatura em Artes Visuais Docente do Programa de pós-graduação em Artes - PPGARTES e do Programa de pós-graduação em Educação - PROPED ambos da UERJ Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação e Arte: Linha de Pesquisa Juventude Líquida: estética/educação/acontecimento - UERJ/UFRRJ; Coordenador da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico : Laboratório de Ensino da Arte (Instituto de Artes da UERJ) e Projeto Saúde e Arte (Unidade de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto- UERJ) Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cotidiano Escolar e Currículo - UERJ, Linha de Pesquisa Práticas curriculares cotidianas e emancipação social e do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação - UFG. Bolsista "Jovem cientista do nosso estado" FAPERJ e Procientista UERJ.

Rodrigo Torres do Nascimento, UERJ

Bacharel e licenciado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da Uerj em parceria com o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos e Mestre em Artes e Cultura Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Uerj. Atua no Laboratório de Ensino da Arte da Uerj, no SubProjeto PIBID/UERJ Artes Visuais: Cidade e Arte, cidade em imagens, cidade e gente, cidade da gente e é professor de Artes Visuais da Educação Fundamental ao Ensino Médio no Instituto Marcos Richardson. 

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

VICTORIO FILHO, A.; DO NASCIMENTO, R. T. Práticas da imagem e produção de vidas: insurgências curriculares visuais, estéticas e culturais nas redes. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 535–548, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p535-548. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3869. Acesso em: 29 mar. 2024.