Foto (e) grafias na formação de professores/as de educação física

Admir Soares de Almeida Junior

Resumo


Nesse texto, apresento uma reflexão sobre o lugar ocupado pelas narrativas (visuais, orais e escritas) no processo de formação (inicial e continuada) de professores/as de educação física. Para tanto, narro, inicialmente, como seu deu minha aproximação com o campo da Pesquisa Narrativa e (Auto)biográfica, bem como a um conjunto de estudos relacionados à utilização de imagens (fotográficas), nas pesquisas em ciências sociais. Em seguida, tendo como referência alguns desafios colocados ao processo de formação de professores/as de educação física, destaco algumas experiências desenvolvidas no âmbito da formação de docentes desse componente curricular, que tomam as imagens fotográficas e as narrativas como elementos estruturantes. Dessa forma, parece-me correto afirmar que a produção de diferentes tipos de narrativas tem se configurado em uma relevante estratégia de formação e desenvolvimento profissional dos sujeitos envolvidos.

 


Palavras-chave


Narrativas, Fotografia, Professores/as de Educação Física; Formação

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução de Julio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I – Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

BORGES, Jorge Luís Borges. História universal da infâmia. Tradução de Alexandre Eulálio. São Paulo: Globo, 1999. p. 27.

BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

BOTÍA, Antonio Bolívar. “?De nobis ipsis silemus?”: epistemología de la investigación biográfico-narrativa em educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 4, n. 1, p. 1-26, 2002. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2009.

DUBOIS, Phillippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 10. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

DUBOIS, Phillippe. A linha geral (as máquinas de imagens). Cadernos de Antropologia e Imagens, Rio de Janeiro, UERJ/NAI, v. 9, n. 2, p. 65-86, 1999.

FIGUEIREDO, Zenólia Campos. Os novos desafios da formação de professores de educação física no Brasil. In: SANTOS, L. L. C. P. et al. (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horionte: Autêntica, 2010. p. 341-351.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002.

GARIGLIO, José Ângelo. A cultura docente de professores de educação física de uma escola profissionalizante: saberes e práticas profissionais em contexto de ações situadas. 2004. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

GOODSON, Ivor. Conhecimento e vida profissional: estudos sobre educação e mudança. Tradução de Jorge Ávila de Lima. Porto: Porto Editora, 2008.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2008.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre narrativa e identidad. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna. (Org.). A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 11-22.

LISSOVSKY, Mauricio. Sob o signo do “clic”: fotografia e história em Walter Benjamin. In: BIANCO, Bela-Feldman; MOREIRA LEITE, Miriam L. (Orgs.) Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. p. 21-36.

MACHADO, Arlindo. O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

NÓVOA, Antônio. Os professores e as histórias de vida. In: NÓVOA, António. (Org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 2000. p. 11-30.

PASSEGGI, Maria Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria Conceição; SILVA, Vivian Batista. (Orgs.). Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 103- 130.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; DAMASCENO, Ednaceli A. Saberes docentes: narrativas em destaque. In: VARANI, Adriana; FERREIRA, Claudia Roberta; PRADO, Guilherme do Val Toledo. (Orgs.). Narrativas docentes: trajetórias de trabalhos pedagógicos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 15-28.

ROSA, João Guimarães. Manuelzão e Miguilim (Corpo de Baile). 9. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

SAMAIN, Etienne. Modalidades do olhar fotográfico. In: ACHUTTI, Luís Eduardo. (Org.). Ensaios (sobre o) fotográfico. Porto Alegre: Editorial, 1998. p. 109-114.

SAMAIN, Etienne. Balinese character (re)visitado. In: ALVES, André. Os argonautas do mangue (André Alves): precedido de Balinese character (re)visitado (Etienne Samain). Campinas, SP; São Paulo: Editora da UNICAMP; Imprensa Oficial, 2004. v. 1. p. 17-67.

SAMAIN, Etienne. (Org). O fotográfico. 2. ed. São Paulo: Hucitec; Senac São Paulo, 2005.

SAMAIN, Etienne. Questões heurísticas em torno do uso das imagens nas ciências sociais. In: BIANCO, Bela Feldmann; MOREIRA LEITE, M. L. (Orgs.). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. p. 51-64.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TERRA, Dinah Vasconcelos. A biografia-narrativa como estratégia de formação do professor de educação física. In: SANTOS, L. L. C. P. et al. (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 352-362.




DOI: http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p661-681

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores: 

 

 

Portal SEER

Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - RBPAB - Qualis B2 Educação

 A Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica é publicada sob a licença Creative Commons de  Atribuição-NãoComercial CC BY-NC