Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo

Roberta Jardim Coube, Eda Maria de Oliveira Henriques

Resumo


Este texto é um exercício de sentir, pensar e agir modos outros de lidar com a pesquisa na educação. Valemo-nos da abordagem de pesquisa narrativa, na perspectiva bakhtiniana, procurando colocar-nos em posição de escuta, compreendendo o sentido do enunciado articulado à vida. Trazemos as narrativas de si de alunos do ensino médio de um colégio federal do Rio de Janeiro sobre suas experiências nas aulas de Educação Física. O gênero que se sobressaiu em suas enunciações foi a história em quadrinhos (HQs) em que os sujeitos falam sobre momentos marcantes vividos nas aulas desta disciplina. O que evidenciou a importância de estabelecer uma relação entre (inter)corporeidades e currículo escolar e a necessidade de repensar o ensino médio. O conceito de currículo oculto, segundo Jurjo Torres, relacionado às enunciações dos sujeitos coautores dessa pesquisa produziram  narrativas e imagens inscritas em seus corpos – aqui entendidos como cronotopos e diálogos a partir de apropriações bakhtinianas de Susan Petrilli e Augusto Ponzio. As narrativas de si são potentes por exortarem uma pedagogia da escuta, possibilitando que narradores e escutadores se (trans)formem, realizando concretamente uma epistemologia outra da formação trazida pelas abordagens de histórias de vida e formação.

Palavras-chave


Educação Física. Currículo. Corpo

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Miguel G. Repensar o ensino médio por quê? In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (Orgs.). Juventude e ensino médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Arte e responsabilidade. In: ______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BUBNOVA, Tatiana. Do corpo à palavra: leituras bakhtinianas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.

PONZIO, Augusto. O Cronótopo na obra de Bakhtin. In: Palavras e contrapalavras: circulando pensares do Círculo de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

CHARTIER, Roger. Prefácio. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da leitura. 5 ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.

NEIRA, Marcos Garcia. Influências contemporâneas no currículo da Educação Física. In: NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; SERODIO, Liana Arrais; PROENÇA, Heloísa Dias Martins; RODRIGUES, Nara Caetano. Metodologia narrativa de pesquisa em educação: uma perspectiva bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

PINEAU, Gaston; LE GRAND, Jean-Louis. As histórias de vida. Natal, RN: EDUFRN, 2012.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. El curriculum oculto. Ediciones Morata: Madrid, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores: 

Latindex

Diadorim

DOAJ - Directory of Open Access Journals

EDUBASE - (SBU/UNICAMP)

Portal de Periódicos CAPES

REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Cientifico

ULRICH’S - Internacional Periodicals Directory

Portal SEER

Google Scholar

 

Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - RBPAB - Qualis B2 Educação

 

A Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica é publicada sob a licença Creative Commons de Atribuição-NãoComercial CC BY-NC