Entre a casa e a escola: sobre percursos e viagens!

Danielly Samara Besen, Vera Lucia Gaspar da Silva, Emerson Correia da Silva

Resumo


O objetivo deste artigo constitui-se em destacar registros memorialísticos de professoras e professores que atuaram no ensino primário catarinense (1950 a 1980), com foco nas passagens em que rememoram idas e vindas para chegarem à escola. Os relatos que são aqui analisados foram registrados por professoras, que atuaram na rede estadual de ensino de Santa Catarina, e discorrem sobre a trajetória escolar, a carreira profissional e as experiências pedagógicas. De um universo bem mais amplo, foram escolhidos 137 registros de professoras que compartilham suas memórias, ora como alunas e ora como professoras. Entre as lembranças partilhadas, estão as dificuldades que encontraram para estudar e o deslocamento da casa até a escola e vice-versa, que aparece com grande riqueza de detalhes, desvelando aspectos do cotidiano escolar que têm sido pouco socializados. Como resultado das análises, foi possível narrar, com base em “registros memorialísticos”, a partir do ponto de vista das professoras, percursos que fizeram e suas vivências como veiculadoras e portadoras de conhecimentos que são apropriados nas escolas normais e nos institutos de formação. Revelam também que o que caracteriza uma viagem não é apenas a distância percorrida, mas as vicissitudes encontradas no percurso.

Palavras-chave: Acesso a escolarização. Viagens. Percursos escolares.

 


Palavras-chave


acesso a escolarização, viagens, percursos escolares.

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DOI: http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p395-412

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