Estado da arte da pesquisa (auto)biográfica: uma análise do portal de periódicos CAPES

Michael Daian Pacheco Ramos, Rita de Cássia Magalhaes de Oliveira, Maria Rita Santos

Resumo


O presente artigo tem como objeto de estudo o estado da arte acerca da pesquisa (Auto)biográfica nas publicações do portal de periódicos da CAPES. Nossos objetivos foram: mapear a produção do conhecimento no campo da pesquisa (Auto)biográfica; analisar o campo da pesquisa (Auto)biográfica, a fim de contribuir com o debate de questões teórico-metodológicas; e relacionar os dados identificados nos resumos dos artigos com outros estudos do campo da pesquisa (Auto)biográfica. Realizamos um estudo do tipo estado da arte, construído por meio de levantamento de artigos no portal de periódicos do Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados apontam que: 1) há uma ampliação do horizonte das opções teóricas, das direções metodológicas e das escolhas técnicas que a pesquisa (Auto)biográfica vem realizando no cenário atual; 2) a maioria dos trabalhos está vinculada ao Brasil, ademais encontramos artigos de países da América do Sul, América Central e Europa; 3) houve uma articulação com múltiplos campos do conhecimento, em especial das Ciências Humanas, Filosofia, Educação, Saúde, Ciências Sociais e Geografia; 4) prevalecem as narrativas/relatos (auto)biográficos orais e escritos, as história de vida e os memoriais de formação. 


Palavras-chave


Pesquisa (auto)biográfica; Estado da arte; Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA. Anais... Porto Alegre: PUCRS 2004.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA. 2., 2006, Salvador. Anais... Salvador: EDUNEB, 2006.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA. 3., 2008. Anais... Natal: UFRN, 2008.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA. 7., 2016, Anais... Cuiabá: UFMT, 2016.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, ano, XXIII, n. 78, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2016.

MIGNOT, Ana Chrystina; SOUZA, Elizeu Clementino de. Modos de viver, narrar e guardar: diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 10-33, set./dez. 2015. Disponível em: . Acesso em: 7 de jul. 2016.

SOUZA, Elizeu Clementino de; SOUSA, Cynthia Pereira de; CATANI, Denice Barbara. A pesquisa (auto)biográfica e a invenção de si no Brasil. Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 29, p. 31-42, jan./jun., 2008. Disponível em: . Acesso em: 7 de jun. 2016.

STEPHANOU, Maria. Jogo de memórias nas esquinas dos tempos: territórios e práticas da pesquisa (auto)biográfica na pós-graduação em Educação no Brasil. In: SOUZA, Elizeu Clementino de.; PASSEGI, Maria da Conceição. (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: cotidiano, imaginário e memória. Natal: EDUFRN: São Paulo: Paulus, 2008. (Coleção Pesquisa (Auto)biográfica e Educação, v. 7. p. 19-53.




DOI: http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n5.p449-469

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores: 

 

 

Portal SEER

Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - RBPAB - Qualis B2 Educação

 A Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica é publicada sob a licença Creative Commons de  Atribuição-NãoComercial CC BY-NC