Narrativas sobre Mauro: vozes/intérpretes do legado do cineasta ao cinema brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p470-489

Palavras-chave:

Aprendizados de cinema. Trajetória cinematográfica. Polo Audiovisual.

Resumo

Aprendizados e percursos intergeracionais, gestados na rede de relações da qual participava Humberto Mauro, em Minas Gerais, deram origem ao Ciclo de Cinema de Cataguases, que compôs o primeiro movimento de produção contínua de filmes da história do cinema brasileiro o dos ciclos regionais e, um século depois, ao Polo Audiovisual da mesma cidade, que, em meio à crise que atingiu a cultura, vem conseguindo manter sua produção. Este artigo articula narrativas sobre o legado de Mauro para os modos de pensar e de fazer filmes no Brasil: duas biografias, uma escrita por Ronaldo Werneck, outra, em linguagem audiovisual, realizada por André Di Mauro; duas historiografias biográficas, a de Paulo Emílio Salles Gomes e a de Sheila Schwartzman; o artigo de crítica cinematográfica, do cineasta Glauber Rocha, que ressignificou a trajetória de Mauro na história e memória do cinema brasileiro;  e entrevistas concedidas por continuadores da rede de aprendizagem de cinema que os precedeu. Na sistematização e articulação das narrativas, identificamos as percepções dos narradores acerca do papel desempenhado por essa rede na formação de Mauro e acerca do legado do cineasta na configuração do cinema brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Vicente Toledo Abreu, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutoranda em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde é bolsista CAPES/PROEX, com doutorado-sanduíche no Programa de Pós-Graduação Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Informática na Educação e em Estudos Literários. Graduada em Letras e Pedagogia. Integrante do GRUPEM - Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (PUC-Rio). Professora e pesquisadora na Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG. Possui experiência na educação básica, na formação de gestores e de professores e em iniciativas de promoção da inclusão digital, do audiovisual na educação e de incentivo à leitura e à escrita.

Milena de Cássia Silveira Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS). Líder do Grupo de Pesquisa em Cinema e Audiovisual: memória e processos de formação cultural. Pesquisadora do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento da Universidade de Brasília (UnB). Membro-fundador da Rede Latino-Americana em Educação, Cinema e Audiovisual (Rede Kino).

Rosália Maria Duarte, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Professora associada do Departamento de Educação da PUC-Rio, coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia e membro do Grupo de Pesquisa em Cinema e Audiovisual: memória e processos de formação cultural.

Referências

ABREU, Andrea Vicente Toledo. Cinema e Memória em Cataguases: de Humberto Mauro ao Polo Audiovisual. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.

BURDIEL, Isabel. Historia Política y biografía: más allá de las fronteras. Ayer. v. 93, nº 1 p. 47-83, 2014. Disponível em: https://revistaayer.com/sites/default/files/articulos/93-2-ayer93_RetosBibliografia_Burdiel.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.

BRUNER, Jerome. Atos de significação. POA: Editora Artmed, 2002.

CARLILE, Lanzieri Junior; CRUZ, Inácio Frade. Do óleo das telas ao óleo das máquinas: novas considerações acerca da vocação cultural de Cataguases. In: CARLILE, Lanzieri Junior; CRUZ, Inácio Frade (Orgs.). Muitas Cataguases. Novos olhares acerca da história regional. Juiz de Fora: Editar, 2006. p. 81-94.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista. Belo Horizonte, UFMG, v. 27, nº 01, p. 333-346. abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982011000100015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 3 fev. 2021.

DIMAURO FILMES. Coordenação de André di Mauro. Desenvolvida por André di Mauro. Oferece consultoria, distribuição, produção, pós-produção e criação de conteúdo para Cinema, Publicidade, TV, VOD, Streaming, Branded Content, Digital e Art+Music. Disponível em: http://dimaurofilmes.com/index/sobre-nos/. Acesso em: 6 abr. 2021.

GOMES, Paulo Emílio Salles. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Paulo: Perspectiva, Editora da USP, 1974.

HUMBERTO MAURO; Direção: André di Mauro. Produção: Di Mauro Filmes. Brasil: Polo Audiovisual.TV. 2018. 90 min. Disponível em: http://www.poloaudiovisual.tv/title/humberto-mauro/. Acesso em: 7 mar. 2021.

LAGNY, Michèle; ROPARS-WUILLEUMIER; SORLIN, Pierre. Generique des années 30. Paris. Éditeur: Presses Universitaires de Vincennes (PUV), 1995.

MENDES, Adilson Inácio. A crítica viva de Paulo Emílio. 2012. 149f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Departamento de Rádio e Televisão/Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

MIRANDA DE ALCÂNTARA, Mauro Henrique. A narrativa biográfica no debate acadêmico contemporâneo: uma contribuição bibliográfica. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 14, p. 796-814, 29 jun. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7814/pdf. Acesso em: 6 abr. 2021.

MAURO, André Di. Humberto Mauro: o pai do cinema brasileiro. São Paulo: Giostri, 2013.

MORETTIN, Eduardo. Humberto Mauro. Alceu, v.8, n.15, p. 48 a 59, jul./dez. 2007.

____. Humberto Mauro, Cinema, História. Alameda Editorial, São Paulo, 2013.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. A pesquisa narrativa: uma introdução. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. vol.8, n° 2, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/gPC5BsmLqFS7rdRWmSrDc3q/?lang=pt. Acesso em: 24 maio 2021.

POLO AUDIOVISUAL ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS. Coordenação de César Piva. Desenvolvido pela Agência Polo Audiovisual da Zona da Mata Minas Gerais. Apresenta articulação, planejamento, realização, registro e difusão das produções que acontecem no âmbito do Polo Audiovisual. Disponível em: http://www.poloaudiovisual.org.br/. Acesso em: 2 fev. 2021.

ROCHA, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1a.ed. 1963.

ROCHA, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

SARAIVA, Renata. Retratista do Brasil. As muitas faces do país presentes na cinematografia do diretor Humberto Mauro. Revista Pesquisa/Fapesp, Edição 103, set. 2004. Disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br/retratista-do-brasil/. Acesso em: 7 maio 2021.

SCHVARZMAN, Sheila. Humberto Mauro e as imagens do Brasil. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.

WERNECK, Ronaldo. Cataguases (es) cultural. In: CARLILE, L.J.; CRUZ, I.M.N.F. (Orgs.). Muitas Cataguases: novos olhares acerca da história regional. Juiz de Fora: Editar, 2006. p. 113- 131.

WERNECK, Ronaldo. Kiryrí rendáua toribóca opé: Humberto Mauro revisto por Ronaldo Werneck. São Paulo: Arte Paubrasil, 2009.

XAVIER, Antônio Roberto; VASCONCELOS, José Gerardo; VALE XAVIER, Lisimére Cordeiro do. Biografia e educação: aspectos histórico-teórico-metodológico. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, BIOgraph, v. 03, nº 09, p. 1016-1028, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5607. Acesso em: 7 maio 2021.

XAVIER, Ismail. Prefácio. In: ROCHA, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

VIANY, Alex. Introdução ao cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1959.

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

ABREU, A. V. T.; GUSMÃO, M. de C. S.; DUARTE, R. M. Narrativas sobre Mauro: vozes/intérpretes do legado do cineasta ao cinema brasileiro. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 18, p. 470–489, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p470-489. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11880. Acesso em: 28 mar. 2024.