Chamada Submissão artigos: Dossiê Professores marcantes: Por que e para quem? Reflexões sobre a natureza do trabalho docente v. 8, n. 23/1 - 2023 - 1

2022-12-23

Dossiê Professores marcantes: Por que e para quem?

Reflexões sobre a natureza do trabalho docente 

v. 8, n. 23/1 - 2023

 

Trata-se de proposta destinada a reunir textos que analisem simultaneamente especificidades do trabalho docente, indagações sobre a sua natureza e experiências de formação/escolarização em perspectiva (auto)biográfica. Desde há muito insiste-se sobre o decisivo papel dos professores no desenvolvimento de relações positivas (ou negativas) com as diversas áreas de conhecimento e com a escola. Do mesmo modo, insiste-se no papel relevante que as relações entre professores e alunos exercem sobre histórias de êxito e fracasso nos percursos escolares. Não se pretende aqui sobrecarregar as responsabilidades desta categoria profissional, mas sim estimular reflexões que, ancoradas em experiências pessoais tanto da condição discente quanto docente, ressaltem a natureza do trabalho de formação. Todos os indivíduos escolarizados seriam capazes de evocar relações pedagógicas com professores marcantes, pessoas que habitam memórias dos aprendizados, do gosto, do amor ou desamor pelas disciplinas escolares. O que estaria no cerne dessas relações? Como favorecer relações pedagógicas férteis com o conhecimento e professores positivamente marcantes? São estas algumas das hipóteses que podem ser tomadas para a reflexão aqui sugerida. Outras hipóteses poderiam incidir sobre relações educativas marcantes fora do domínio escolar: professores que não o são e exercem, no entanto, efeitos marcantes sobre relações com o conhecimento, a leitura e o amor ou desamor, se assim podemos dizer, com a vida do pensamento.

 

Coordenação:

Renata Marcílio Cândido (UNIFESP)

Denice Barbara Catani (USP)

 

Envio do texto: até 20 de março de 2023 através do Sistema da Revista - utilizar template disponibilizado no Sistema da Revista. Não serão aceitos textos submetidos que não estejam no template.

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