A contribuição dos coletivos teatro experimental do negro e frente negra brasileira para a educação popular e EJA

Autores/as

  • Bruna Rocha Ferraz
  • Gilberto Luiz Lima Barral

DOI:

https://doi.org/10.30620/p.i..v7i2.4496

Resumen

Este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica em caráter exploratório, na qual se buscou brevemente extrair algumas características da educação popular em experiências educacionais de entidades negras, nos primeiros anos da república brasileira. O texto dialoga com as contribuições dos autores Cruz (2005), Romão (2005), Silva e Araújo (2005), Araújo (2007), e Brandão (2009), dentre outros (as). Considerando as experiências de alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva da educação popular de matriz afro-brasileira, conclui-se pela necessidade de estudos mais focalizados no tema, dada a relevância da produção de conhecimento e saberes por entidades negras (Teatro Experimental do Negro e Frente Negra Brasileira), que em muito enriqueceram a própria história da educação popular.

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Publicado

2018-03-02

Cómo citar

FERRAZ, B. R.; BARRAL, G. L. L. A contribuição dos coletivos teatro experimental do negro e frente negra brasileira para a educação popular e EJA. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 7, n. 2, p. 75–86, 2018. DOI: 10.30620/p.i.v7i2.4496. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/4496. Acesso em: 18 may. 2024.