Leitura literária digital

novas formas de conceber o letramento na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p61

Palavras-chave:

Leitura, Letramento, Conto, Escola, Tecnologia

Resumo

O presente artigo objetiva discutir as novas formas de conceber o ensino da leitura sob a perspectiva do letramento literário no ambiente virtual, apresentando uma proposta de intervenção que considerou os limites e as complexidades dos leitores digitais quanto à apropriação da linguagem cibernética. Tendo como base principal a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002), o trabalho em campo proporcionou aos alunos de uma escola pública de São Cristóvão/SE vivenciar uma experiência de leitura baseada no letramento literário de Cosson (2014; 2016) através da análise e do contato com contos reconhecidos como clássicos da literatura popular de tradição oral. A fundamentação teórica empregada assenta-se também nos aportes teóricos postulados por Xavier (2013), evidenciando os desafios da escola diante da aprendizagem hipertextualizada; por Coscarelli; Novais (2010) ao apontarmos a complexidade do processamento da leitura no ambiente digital pelos leitores; por Rojo (2012) e Freitas (2011) acerca dos multiletramentos e letramento digital. Assim, a tentativa de aliar a tecnologia ao ensino da leitura, tomando como diretriz as premissas de base, foi criado o App ConteConto, ferramenta usada no smartfone, com sistema operacional Android que possibilita a aprendizagem à distância. A partir da experiência com o aplicativo nas oficinas on-line de leitura, um caderno literário digital foi elaborado com o intento de auxiliar educadores no trabalho com contos. A presente análise possibilita a reflexão sobre práticas do ensino da leitura diante do advento da cibercultura.

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Biografia do Autor

Daniela Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe.

Jeane de Cássia Nascimento Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2024-03-05

Como Citar

OLIVEIRA, D. P. de; SANTOS, J. de C. N. Leitura literária digital: novas formas de conceber o letramento na escola. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 2, p. 61–81, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v13n2.p61. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n2p61. Acesso em: 29 abr. 2024.