Cultura científica nas redes sociais digitais

um modelo sobre a influência da democratização do conhecimento científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p173

Palavras-chave:

Redes Sociais Digitais, Conhecimento Científico, Cultura Científica, Popularização Científica, Modelagem e Simulação

Resumo

Quando chegamos ao entendimento da importância do fomento à cultura científica na sociedade como um movimento de evolução e estímulo à quebra de barreiras socioculturais e educacionais, nos questionamos em relação aos veículos que podem ser adotados, no objetivo de aproximar as produções científicas de todas as classes sociais de uma maneira mais igualitária, democrática e popular, o que nos remete às redes sociais digitais, importantes meios de comunicação no cenário tecnológico que vivemos atualmente. Neste sentido, podemos conjecturar que adotar essas redes como veículos para divulgação científica pode ser uma estratégia relevante considerando seus múltiplos recursos de atração do usuário e acessibilidade. Porém, um dos desafios diz respeito a ideia de como mensurar índices de popularização da ciência a partir do uso das redes sociais digitais em valores que permitam estimar um coeficiente adquirido de cultura científica. Posto o referido problema, apresentamos um conjunto de modelos conceituais e matemático-computacionais que conjuntamente possibilitaram a comprovação do que se pensava a respeito do potencial das redes sociais digitais como meios eficientes de divulgação e democratização científica, ratificando a premissa de que todos os indivíduos, independente da sua formação escolar, podem evoluir cientificamente quando são adotados os mecanismos adequados para o seu estímulo cognitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto de Araújo Fontoura, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Prof. Dr. da Universidade do Estado da Bahia, professor permanente do Mestrado em Modelagem e Simulação de Biossistemas (PPGMSB), pela Universidade do Estado da Bahia.

Matheus Ganem de Almeida Couto Lima, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre pelo Mestrado em Modelagem e Simulação de Biossistemas (PPGMSB), pela Universidade do Estado da Bahia.

Gleison Fernandes da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrando do Mestrado em Modelagem e Simulação de Biossistemas (PPGMSB), pela Universidade do Estado da Bahia.

Referências

BRITO, Dirceu dos Santos; ALMEIDA, Lourde Maria Werle de. O conceito de função em situações de modelagem matemática. Zetetike, v. 13, n. 1, p. 63-86, 2005.

BUENO, S. Minidicionário da língua portuguesa. FTS. São Paulo. 2000.

BUENO, Wilson Costa. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 1-12, 2010.

CALDAS, Graça. Divulgação científica e relações de poder. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 31-42, 2010.

CALÓ, Lilian. Indexação: passo a passo. In: Curso de editoração científica, 21, Seminário satélite para editores plenos, 7. ed. 2013, São Paulo. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/novo/eventos/xxi_curso/palestras/quinta/liliancalo.pdf. Acesso em: 13 out. 2021.

CIRIBELI, João Paulo; PAIVA, Victor Hugo Pereira. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Revista Mediação, 2011.

DE SOUSA COSTA, Marcilio José; LOPES, Sonia Aguiar. A cultura científica na sociedade em midiatização. Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, v. 1, n. 2, 2019.

DIAS, C. C.; DIAS, R. G.; ANNA, J. S. Potencialidade das redes sociais e de recursos imagéticos para a divulgação científica em periódicos da área de ciência da informação. BIBLOS – Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 34, n. 1, p. 109-126, 2020. DOI: 10.14295/biblos.v34i1.11241. Acesso em: 13 out. 2021.

HADDAD, Fernando. Educação para induzir e democratizar o conhecimento científico. Inclusão Social, v. 1, n. 1, p. 10-11, 2005.

JAPIASSU, H. e Marcondes. Pequeno dicionário de filosofia. São Paulo: Jorge Zahar, (1989).

PRÍNCIPE, Eloisa. Comunicação científica e redes sociais. In: ALBAGLI, Sarita (Org.). Fronteiras da Ciência da Informação. IBrasília: IBICT, 2013. p. 196-216.

VOGT, Carlos; CERQUEIRA, Nereide; KANASHIRO, Marta. Divulgação e cultura científica. ComCiência, n. 100, p. 0-0, 2008.

VOGT, Carlos; MORALES, Ana Paula. Espiral, Cultura e Cultura Científica. ComCiência, 2017. Disponível em: https://www.comciencia.br/espiral-cultura-e-cultura-cientifica. Acesso em: 14 out. 2021.

VOLPATO, Bruno. Ranking: as redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo em 2022, com insights e materiais. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil. Acesso em: 01 jun. 2022.

Publicado

2024-03-05

Como Citar

SANTANA, E. N. de; FONTOURA, J. R. de A.; LIMA, M. G. de A. C.; SILVA, G. F. da. Cultura científica nas redes sociais digitais: um modelo sobre a influência da democratização do conhecimento científico. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 2, p. 173–192, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v13n2.p173. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n2p173. Acesso em: 29 abr. 2024.