Saberes de professoras

educação inclusiva no ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v13n2.p105

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Deficiência, Formação docente

Resumo

Discutir conceitos e perspectivas sobre a deficiência, mesmo com tantos avanços, ainda é um “tabu” social. E quando essa discussão envereda pelos caminhos da educação torna-se ainda mais complexo, já que os olhares e práticas aplicadas, mesmo com tantas diretrizes, leis, regimentos, decretos e prerrogativas, devem ser individuais, atendendo as subjetividades de cada sujeito. Diversos autores sociais são inseridos nesse processo, além da pessoa com deficiência, mas também a família, os gestores escolares e as professoras e professores. Desta forma, a presente pesquisa busca, através do olhar das professoras, conhecer o funcionamento da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, em uma escola da rede municipal de Alagoinhas, agenciando uma escuta sensível das envolvidas nesse processo. A pesquisa tem como problema a seguinte questão: Em que medida se dá a o funcionamento da educação especial, na vertente da educação inclusiva, no ambiente escolar? Para responder esse questionamento, optamos pela realização de uma investigação de abordagem qualitativa, com ênfase no método (auto) biográfico, tendo a entrevista narrativa como instrumento de pesquisa e documental, com a exploração de documentos oficiais que “estruturam” a educação inclusiva nas escolas. Na construção do embasamento teórico recorremos aos autores, Aranha (2001), Barthes (1981), Cruz (2009), Foucault (1979;2008), Minayo (2011), Oliveira (2016), Pereira (2015;2018) entre outros. Como principais resultados após análise de dados, podemos destacar: dificuldades da aplicabilidade das políticas nas realidades escolares, além das dificuldades no processo de formação docente para a educação especial. Desse modo, buscamos dar visibilidade as histórias de vida das docentes, revelando as dificuldades, retrocessos, sucessos e expectativas. Ao analisar como ocorre o funcionamento da educação especial, na vertente da educação inclusiva, através do olhar das colaboradoras da pesquisa, podemos compreender a aplicabilidade e efetividade das práticas profissionais, frente a este objeto.

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Biografia do Autor

Edvan de Souza Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Crítica Cultural, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural do Departamento de Linguística, Literatura e Artes da Universidade do Estado da Bahia.

Aurea da Silva Pereira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural do Departamento de Linguística, Literatura e Artes da Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

2024-03-05

Como Citar

SANTOS, E. de S.; PEREIRA, A. da S. Saberes de professoras: educação inclusiva no ambiente escolar. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 2, p. 105–135, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v13n2.p105. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v13n2p105. Acesso em: 29 abr. 2024.