Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais

Authors

  • Dionísio da Silva PIMENTA Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v1n1.p341

Keywords:

Leitura pós-colonial, Literatura moçambicana, Crítica política

Abstract

Neste artigo nós analisaremos o romance O último voo do flamingo, escrito por Mia Couto, através de uma leitura pós-colonial, demonstrando como a narrativa constrói uma crítica política à administração de Tizangara, metonímia de Moçambique. Neste sentido, observaremos alguns recursos estéticos que o romance utiliza, tais como a sátira, o insólito, a tradição e a partilha discursiva, que funcionam como mecanismos de expurgação de um governo político corrupto.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Dionísio da Silva PIMENTA, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos deLiteratura da UFSCar, sob orientação do Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim. Bolsista Capes, seu projeto de pesquisa tem como foco investigar os mecanismos estéticos mobilizados no romance O último voo do flamingo de Mia Couto para representar simbolicamente a identidade nacional moçambicana.

References

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BENJAMIM, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas. Trad. Ana Regina Lessa & Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: Edusp, 2008.

CEIA, Carlos. “Paródia”. In: E-­Dicionário de termos literários. Disponível em: http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=353&Itemid=2. Acessado em 15/05/13.

COUTO, Mia. O último voo do flamingo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

COUTO, Mia. Pensatempos – textos de opinião. Lisboa: Editorial Caminho, 2005.

COUTO, Mia. Da diáspora. Identidades e Mediações Culturais. Trad. Adelaine la Guardia Resende et al. Belo Horizonte: UFMG, 2006b.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. São Paulo: DP&A, 2006a.

HODGART, Matthew. La sátira. Madrid: Ediciones Guadarrama, S.A, 1969.

LEITE, Ana Mafalda. “O último voo do flamingo”. In: Metamorfoses 1. Lisboa: Cosmos, 2000, p. 253­255.

MATA, Inocência. “A condição pós­colonial das literaturas africanas de língua portuguesa: algumas diferenças e convergências e muitos lugares­comuns”. In: LEÃO, Ângela Vaz (Org.). Contatos e ressonâncias: literaturas africanas de língua portuguesa. Belo Horizonte: PUCMINAS, 2003, p. 43­72.

MATA, Inocência. A literatura africana e a crítica pós­colonial: reconversões. Luanda: Nzila, 2007.

NOGUEIRA, Thalita Martins. “A dificuldade de sistematização das características dos gêneros literários que têm o insólito como marca distintiva” In: A banalização do insólito: questões de gênero literário – mecanismos de construção narrativa. / Flavio García (org.) - Rio de Janeiro: Dialogarts, 2007. p. 197.

PADILHA, Laura. Entre voz e letra. O lugar da ancestralidade na ficção angolana do século XX. Niterói: EDUFF, 1995.

SECCO, Carmen Lúcia Tindó. A magia das letras africanas. Rio de Janeiro, Quartet, 2008.

SHOHAT, Ella. “Notes on the ‘Post­Colonial’”. In: MONGIA, Padmini (Ed.). Contemporary Postcolonial Theory - a Reader. New York: Arnold, 1996, p. 321­334.

VALENTIM, Jorge Vicente. “Entre o satírico e o lírico: o vôo poético de Mia Couto”. In: Revista do CESP v. 25, n. 34. Rio de Janeiro, 2005, p. 71­96.

Published

2016-04-11

How to Cite

PIMENTA, D. da S. Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 1, n. 1, p. 341–365, 2016. DOI: 10.30620/gz.v1n1.p341. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2247. Acesso em: 19 may. 2024.