Fotofilmes e representatividade negra em “Travessia” (2017), de Safira Moreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v11n2.p131

Palavras-chave:

Fotografia contemporânea, Fotofilmes brasileiros, Representatividade negra

Resumo

Este artigo investiga os fotofilmes, produções híbridas que transitam entre a fotografia e o cinema. Nesses filmes, analisamos os trânsitos entre as imagens, compreendendo aspectos históricos e de linguagem, bem como as transformações dos processos fotográfico e cinematográfico, que ressignificaram as práticas audiovisuais. Observamos as experiências contemporâneas brasileiras e, particularmente, o filme “Travessia” (2017), curta-metragem de Safira Moreira que motivou inúmeras reflexões e trata da ausência das imagens em contextos de exclusão vivenciados por famílias negras. A presença da fotografia no quadro cinematográfico ressignifica essa ausência e afirma uma produção de autoinvestigação de cineastas negras brasileiras que confronta as fragmentações e lacunas relacionadas à visibilidade das temáticas étnico-raciais no cinema.

[Recebido em: 20 set. 2023 – Aceito em: 10 nov. 2023]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Silva de Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduando pela Universidade Federal de Sergipe, foi bolsista PIBIC/CNPq (2020-2023), relacionando processos entre a fotografia, cinema e o campo da educação. Como pesquisador, desenvolveu projetos que ampliaram os diálogos entre o fazer cinema, suas características e as inúmeras maneiras de distribuição, além de desenvolver projetos que abordam a pluralidade da fotografia e suas narrativas sociais para além da semiologia que a arte aplica. É um dos coordenadores auxiliares do NICE/UFS – Programa Interdisciplinar de Cinema e Educação e faz parte do grupo de pesquisa LAPPA – Laboratório de Pesquisa e Produção Audiovisual/CNPq.

Maria Beatriz Colucci, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe, mestre e doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, com pesquisa de pós-doutoramento (2018) junto ao PPGCom da UFJF, sobre o ensaio no documentário contemporâneo. Na UFS, atua na Graduação em Cinema e Audiovisual e no Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais, vinculado ao Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE). Como docente ministra disciplinas relacionadas à fotografia, documentário e o campo cinema-educação. Como pesquisadora, desenvolve projetos relacionados aos processos criativos em fotografia e cinema, educação e direitos humanos. É uma das coordenadoras do NICE/UFS – Programa Interdisciplinar de Cinema e Educação – e do grupo de pesquisa LAPPA – Laboratório de Pesquisa e Produção Audiovisual/CNPq.

Referências

AUGUSTO, Heitor. Mil tons de cinema negro. In: SIQUEIRA, Ana... [et al.] Catalogo 20º Fest Curtas BB – Festival Internacional de Curtas. Belo Horizonte: Fundação Clovis Salgado, 2018. Disponível em: https://www.festcurtasbh.com. Acesso em 17 set. 2023.

AUMONT, Jacques. A imagem. 16. ed. Campinas/SP: Papirus, 2012.

BATISTA, Nicole Farias. Bem-vindas de volta: a autodefinição no cinema de Tila Chitunda, Ana Pi, Safira Moreira e Yasmin Thayná. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Universidade Federal de Minas Gerais, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/45700. Acesso em 30 jun. 2023.

CORREIA, Milena. Autoinvestigação como caminho para a libertação: mulheres disruptivas e o cinema documental brasileiro. Dissertação (Mestrado). Universidade Nova Lisboa, 2021. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/143589. Acesso em 11 de set. 2023.

CRONOFOTOGRAFIA. In: Dicionário técnico da fotografia clássica. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2024. Disponível em: https://sistema.funarte.gov.br/dicionariofotografia/index.php. Acesso em: 17 mar. 2023. ELIAS, Érico M. Fotofilmes: da fotografia ao cinema. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas, 2009a.

ELIAS, Érico M. Da fotografia ao cinema: os fotofilmes de Marcello Tassara. In: Studium, n. 29, p. 71-102, 2009b. Disponível em: http://www.studium.iar.unicamp.br/29. Acesso em 29 jun. 2023.

ENTLER, Ronaldo. A fotografia e as representações do tempo. In: Revista Galáxia, São Paulo, n. 14, p. 29-46, dez. 2007.

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. 3. ed. Rio de Janeiro: Malê, 2017.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.

FREITAS, Kênia. Cinema Negro Brasileiro: uma potência de expansão infinita. In: Catálogo do FESTCURTASBH. Ana Siqueira [et al.]. Belo Horizonte: Fundação Clóvis Salgado, 2018.

FREITAS, Kênia. Fabulações críticas em curta-metragens negros brasileiros. Revista Multiplot! Online. 14 de março de 2019. Disponível em: http://multiplotcinema.com.br/2019/03/fabulacoes-criticas-em-curta-metragens-negros-brasileiros. Acesso em 15 jul. 2023.

GANZER, Kimberly Surien, SILVA, Jéssie Marielle Ribeiro da, HERMES, Maurício Felix. A representação do negro no cinema. Lages/SC: Centro Universitário Unifacvest, 2019.

HOOKS, Bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo, Ed. Elefante, 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE.gov.br). (2022). Pesquisa sobre população e domicílios: Censo 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br. Acesso em: 30 jul. 2023.

KOUTSOUKOS, Sandra Sofia Machado. No estúdio do fotógrafo: representação e autorrepresentação de negros livres, forros e escravos no Brasil da segunda metade do século XIX. Tese (Doutorado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2006.

LEME, Caroline Gomes. Cinema e sociedade: sobre a ditadura militar no Brasil. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2011.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas/SP: Papirus, 1997.

MANEVY, Alfredo. Nouvelle vague. In: MASCARELLO, Fernando. (org.) História do cinema mundial. São Paulo: Papirus, 2009. p. 221-252.

MAREY, J. La. Chronophotographie. Paris: Gauthier-Villars, 1899.

NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (NIC.br). (2023). PESQUISA sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação: Pesquisa TIC. Domicílios, ano 2022. Disponível em: https://cetic.br/pesquisa/domicilios. Acesso em 15 maio 2022.

REPRESENTATIVIDADE. In: Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2023. Disponível em: https://www.dicio.com.br/representatividade. Acesso em 9 de ago. de 2023.

TRAVESSIA, Direção: Safira Moreira. Produção de Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Minas Gerais, Brasil, 2017, dur. 5’. Disponível em: https://vimeo.com/236284204. Acesso em: 20 set. 2022.

Publicado

2024-05-04

Como Citar

SOUZA, M. S. de; COLUCCI, M. B. Fotofilmes e representatividade negra em “Travessia” (2017), de Safira Moreira. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 131–146, 2024. DOI: 10.30620/gz.v11n2.p131. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v11n2p131. Acesso em: 1 jun. 2024.