Marketing Cultural: Visão, Prática e Objetivos da Comunidade Empresarial da Região do Vale do São Francisco (PE)

Autores/as

  • Elielson Oliveira Damascena Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Brigitte Renata Bezerra de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Francisco Vicente Sales Melo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) / Faculdade Ateneu (FATE)

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v2i1.43

Palabras clave:

Marketing cultural, Comunidade empresarial, Empresas de serviços.

Resumen

O marketing cultural é um tema relevante para a gestão organizacional. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar a importância dada à cultura como componente da estratégia de comunicação de empresas de serviços situadas na Região do Vale de São Francisco (PE). A pesquisa é de natureza quantitativa e caracteriza-se como descritiva. Os resultados revelam que embora os gestores das empresas analisadas estejam propensos a considerar que o marketing cultural é um meio de geração de imagem positiva para as organizações e que práticas desta natureza tendem a influenciar os consumidores do momento da compra, os patrocínios a projetos culturais ainda é realizado de forma esporádica. Isso porque que a prática de marketing cultural não é comum e estes gestores ainda apresentam dificuldades de entender a diferença entre atividade de patrocínio e filantropia. A questão é saber como trabalhar estes e outros temas relacionados ao assunto que possam contribuir com o desenvolvimento organizacional, tanto no aspecto econômico quanto cultural.

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Biografía del autor/a

Elielson Oliveira Damascena, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando em Administração pelo PROPAD/UFPE.

Brigitte Renata Bezerra de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutorando em Administração pelo PROPAD/UFPE e professora assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Francisco Vicente Sales Melo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) / Faculdade Ateneu (FATE)

Doutorando em Administração pelo PROPAD/UFPE e professor da Faculdade Ateneu (FATE)

Publicado

2012-06-12

Número

Sección

Artigos