PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS DO NOVO MERCADO DA BM&FBOVESPA

Autores/as

  • Fernando Saulo Pinheiro do Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • André Aroldo Freitas de Moura Universidade Federal do Ceará
  • Márcia Martins Mendes De Luca Universidade Federal do Ceará
  • Alessandra Carvalho de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v3i3.349

Palabras clave:

Práticas de governança corporativa, Conselho de administração, Novo Mercado da BM&FBovespa.

Resumen

Considerando a relevância do conselho de administração como agente da governança corporativa, a pesquisa investiga as práticas dos conselhos de administração divulgadas pelas companhias listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa, segundo as recomendações do Código do IBGC. A pesquisa reúne 109 empresas do Novo Mercado, em outubro de 2010, e se fundamenta em informações obtidas a partir de relatórios e outras fontes disponibilizadas pelas empresas. O instrumento de coleta, elaborado a partir das recomendações do IBGC, apresenta 10 categorias de estudo, subdivididas em 56 subcategorias. A pesquisa também relaciona as práticas de governança com o tempo de adesão ao Novo Mercado e analisa-as por setor. Utiliza-se das técnicas de Análise de Conteúdo e Análise de Correspondência para a análise qualiquantitativa dos dados. Constatou-se que as empresas não apresentam elevado nível de divulgação das boas práticas de governança do conselho de administração e que a maioria atingiu nível ‘médio’ em relação ao preconizado pelo IBGC. Não se observou associação entre o tempo de permanência no Novo Mercado e a evidenciação de melhores práticas de governança dos respectivos conselhos de administração. A análise da pontuação média de divulgação das práticas do conselho de administração por setor revelou uniformidade entre os mesmos. 

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Biografía del autor/a

Fernando Saulo Pinheiro do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

André Aroldo Freitas de Moura, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Márcia Martins Mendes De Luca, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Alessandra Carvalho de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Publicado

2013-12-03

Número

Sección

Artigos