AVALIANDO A FQA S.A.: UM CASO DE ENSINO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v7i1.2900

Keywords:

caso de ensino, avaliação de empresas, fluxo de caixa descontado

Abstract

O caso Avaliando a FQA S.A. simula uma situação real de avaliação de uma empresa. A empresa FQA S.A. e os personagens do caso são fictícios. O desafio é avaliar a empresa a partir de suas demonstrações financeiras históricas e de dados públicos (macroeconômicos e de mercado). Os assessores da empresa têm a missão de estimar o seu custo de capital a partir dos parâmetros mais usuais utilizados no mercado brasileiro bem como projetar os fluxos de caixa para os investidores (ou firma). Como instrumento de ensino, o caso foi concebido para a aplicação prática do ensino do método de avaliação conhecido como fluxo de caixa para a firma (free cash flow to firm). Como objetivos parciais, o caso proporciona discussões sobre a estimação do custo de capital, dos fluxos de caixa ao longo do período explícito de projeção, da elaboração de um valor residual calculado por meio de uma perpetuidade e de elementos práticos relativos à diferença de moeda do custo de capital e do fluxo de caixa. O caso pode ser aplicado em disciplina de avaliação de empresas ou de finanças corporativas em cursos de graduação, pós-graduação ou especialização.

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Author Biography

Ricardo Goulart Serra, FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado); INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa) e USP (Universidade de São Paulo)

Professor pesquisador do MPA da FECAP; professor da pós-graduação lato-senso do INSPER; professor de graduação da FEA/USP; pós-doutor pela FEA/USP; doutor pela FEA/USP; engenheiro pela POLI/USP

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Published

2017-01-23

Issue

Section

CASOS DE ENSINO