REDESCOBRINDO AS QUATRO OPERAÇÕES BRINCANDO

Autores/as

  • Edivânio Pereira Barbosa Universidade do Estado da Bahia
  • Leonice das Neves Ribeiro Universidade do Estado da Bahia
  • Rodrigo Carvalho Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia

Palabras clave:

Quatro operações fundamentais, Lúdico, Matemática, Aritmética

Resumen

O presente relato de experiência é resultado de uma intervenção didático-pedagógica realizada na turma de 7° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da cidade de Barreiras-BA. Trata-se de uma atividade para do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Matemática. A realização da atividade teve por objetivo aprimorar os conhecimentos á respeito das quatro operações fundamentais, por meio de jogos, no intuito de facilitar a aprendizagem dos alunos e aproximá-los do conhecimento matemático. A vivência da oficina possibilitou aos estudantes compreenderem os conceitos matemáticos que, em grande parte, não foram bem apresentados nos anos anteriores; promovendo assim o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, bem como estimulando o raciocínio lógico diante das situações-problemas, tendo como eixo central o lúdico. Este texto fundamenta-se em Kishimoto (2003), Piaget (1994), Antunes (1998), Brougère (1998), por exemplo.

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Citas

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Publicado

2017-11-24

Cómo citar

Barbosa, E. P. ., Ribeiro, L. das N. ., Santos, R. C. ., & Silva, A. J. N. da. (2017). REDESCOBRINDO AS QUATRO OPERAÇÕES BRINCANDO. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 2(01), 69–76. Recuperado a partir de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9813