“Essa é a mistura da Literatura com a Matemática”: o uso do livro infantil para abordar conceitos matemáticos no Ensino Fundamental I

Authors

Keywords:

Numeramento, Jogos Analógicos, Literatura, Ludicidade

Abstract

The present experience report takes place in a municipal school in Rio de Janeiro, where the demands of mathematical literacy were necessary. With this was proposed to the students of a class of the Early Years, a didactic sequence that addressed not only the mathematical concepts for the 2nd year, but also, that involved the class in an active way. With this, the book: "Basket of Dona Maricota", was the guiding thread for activities related to the counting of natural numbers, the calculation of weights and measures and the creation of a trail that involved the numbers. In this way, a didactic sequence methodology focused on playfulness was used, where students could experience the concepts worked. With this we obtained a greater understanding of the concepts, before abstract for the students and now with an effective systematization, achieving not only the proposed objectives, but also fostering other hypotheses on the part of the students.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luciana Jesus de Souza, SME-RJ/Unicarioca

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela Unicarioca (2022). Possui graduação em História pelo Centro Universitário Augusto Motta (2010). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2020). Tem experiência como professora de ensino fundamental da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Já atuou como Coordenadora Pedagógica de uma escola no Município do Rio de Janeiro, onde também promove formações iniciais e continuada, para os professores da unidade escolar em que atua. Tem implementado projetos que abordem a Aplicabilidade da Lei 10.639/2003.

References

BELINKY, Tatiana. A cesta da Dona Maricota. 14ª ed. – São Paulo: Paulinas, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 10 de julho 2023.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Matemática. Ensino Fundamental. Vol. 1 e 3. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12640:parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series. Acesso em 10 de julho 2023.

D’AMBROSIO. Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990.

D’AMBROSIO. Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11.pdf. Acesso em 21 de jul. 2020

FONSECA, M. C. F. R. Conceito(s) de numeramento e relações com o letramento. In: LOPES, C. E.; NACARATO, A. (Orgs.). Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 47-60.

KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP; Mercado de Letras, 1995.

MACEDO, Lino. et al. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre, Artmed, 2007.

MACEDO, Roberto; SÁ, Sílvia. Etnocurrículo Etnoaprendiagens: A educação referenciada na cultura. São Paulo. Edições Loyola. 2015.

MENDES, J. R. Matemática e práticas sociais: uma discussão na perspectiva do numeramento. In MENDES, Jackeline Rodrigues; GRANDO, Regina Célia (orgs.). Múltiplos olhares: Matemática e produção de conhecimento. São Paulo: Musa, 2007, p.11- 29.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência. Rio de Janeiro, Guanabara, 1987.

RIO DE JANEIRO. Currículo de Matemática da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/10884557/4268552/MATEMATICA. pdf. Acesso em junho 2023.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O brincar na escola: Metodologia Lúdico-Vivencial, coletânea de jogos, brinquedos e dinâmicas. Petrópolis, Vozes, 2014.

Published

2023-10-05

How to Cite

Souza, L. J. de. (2023). “Essa é a mistura da Literatura com a Matemática”: o uso do livro infantil para abordar conceitos matemáticos no Ensino Fundamental I. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Retrieved from https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/17946