Matemática e alunos com Síndrome de Down: proposta pedagógica que potencializa o ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais

Autores

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem., Inclusão. Matemática., Multiplicação., Síndrome de Down

Resumo

O presente artigo versa sobre o ensino da Matemática para Alunos com Síndrome de Down. O objetivo é apresentar uma proposta pedagógica que auxilie o professor de Matemática a ministrar aulas inclusivas, buscando proporcionar ao estudante com Síndrome de Down um desenvolvimento mais produtivo na aprendizagem da multiplicação no conjunto dos números naturais, tendo como público alvo turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais que tenha aluno com a síndrome supracitada. A abordagem utilizada foi qualitativa. Primeiramente, realizou-se uma revisão bibliográfica e documental sobre a inclusão no âmbito educacional, uma análise dos aspectos relacionados ao processo de aprendizagem dos alunos com Síndrome de Down e as dificuldades que o professor de Matemática pode encontrar na inclusão desses estudantes no ensino regular. Posteriormente, foi desenvolvida uma proposta de atividade utilizando materiais multissensoriais. Conclui-se que muitos avanços já foram alcançados, porém ainda existe um longo caminho a percorrer no que tange a educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Andressa Nascimento da Silva, UNEB

Pós-graduanda do Curso de Especialização em Educação Matemática do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET II) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Graduada em Licenciatura em matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Genilda Souza de Cerqueira Dias, Universidade do Estado da Bahia

Pós-graduanda do Curso de Especialização em Educação Matemática do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET II) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Erivelton Nonato de Santana, Universidade do Estado da Bahia

Erivelton Nonato de Santana possui Graduação em Letras Vernáculas - Licenciatura pela Universidade Federal da Bahia (1999), Graduação em Letras Vernáculas - Bacharelado pela Universidade Federal da Bahia (2001), Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2005) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2007). Foi Professor Concursado da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (2000 - 2003), atuando no Ensino Fundamental, e também Professor Substituto na Universidade Federal da Bahia (2005 - 2007), onde exerceu, posteriormente, a função de Professor Orientador na Especialização de Estudos Lingüísticos e Literários, atuando também como Professor Colaborador no Programa de Pesquisa, Ensino e Extensão de Português (ProPEEP - UFBA), na área de Português Para Estrangeiros (PLE). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II - Alagoinhas, onde participou de programas de formação continuada para professores, como o PROLIN (Pojuca) e o PARFOR (Alagoinhas). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, trabalhando, principalmente, com os seguintes temas: Português, Análise do Discurso, Leitura e Produção Textual, Ensino de Português para Estrangeiros, Português Instrumental, Aprendizagem, Linguagem, Lingüística Aplicada, Lingüística Textual e História em Quadrinhos

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Silva, A. N. da, Dias, G. S. de C., & Santana, E. N. de. (2023). Matemática e alunos com Síndrome de Down: proposta pedagógica que potencializa o ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202336. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18599