BINGO DOS RACIONAIS: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DE NÚMEROS RACIONAIS

Autores

  • Mariana Karoline UFPE
  • Rogerio Ignácio da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Bingo dos Racionais, Números Racionais, Ludicidade, Jogos educativos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar uma aplicação, enquanto participante do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da UFPE, do jogo educativo “Bingo dos Racionais” como estratégia de ensino de números racionais em uma turma de 8º ano de um colégio da rede pública de ensino. A motivação para essa abordagem surgiu da percepção de que era necessário diversificar as estratégias do ensino de números racionais, visto que, os estudantes não se apresentavam motivados com as abordagens até então adotadas. Nesse sentido, o jogo Bingo dos Racionais foi escolhido por sua capacidade de envolver diferentes representações desse conjunto numérico, como: número fracionário, números decimais, taxas percentuais e por linguagem natural e pictórica, permitindo uma abordagem mais lúdica e abrangente do conteúdo. Durante a implementação em sala de aula, ao longo de 120 minutos, os alunos foram divididos em duplas e realizaram atividades que envolveram discussões sobre o conteúdo e produções escritas. Isso não apenas estimulou o pensamento crítico, mas também promoveu a colaboração entre os alunos. Após a aplicação, constatamos que o uso desse jogo como ferramenta pedagógica se mostrou vantajoso para a promoção de uma abordagem mais dinâmica, pois, por meio dele, os alunos puderam explorar diferentes representações dos números racionais e desenvolveram habilidades de raciocínio, fornecendo insights valiosos para aprimorar futuras implementações. Em suma, este trabalho destaca como a incorporação de jogos educativos pode beneficiar o ensino de conteúdos matemáticos, proporcionando o engajamento dos estudantes e, com isso, orientações para replanejamentos de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF. 1997

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental– 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GITIRANA, Verônica; TELES, Rosinalda; BELLEMAIN, Paula; CASTRO, Airton; CAMPOS, Iolanda; LIMA, Paulo; BELLEMAIN, Frank. Jogos com Sucata na Educação Matemática. Recife: Nemat: Ed. Universitária da UFPE, 2018.

IORA, Maisa. Aspectos históricos das diferentes representações dos números racionais. 2021.

Downloads

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Karoline, M., & Silva, R. I. da. (2023). BINGO DOS RACIONAIS: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DE NÚMEROS RACIONAIS. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202339. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18589