LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A LUDICIDADE PRESENTE NOS LIVROS

Autores

Palavras-chave:

Livro Didático. Ludicidade. Matemática.

Resumo

É possível observar que em pleno século XXI os professores ainda não fazem o uso frequente do livro didático em sala de aula e, quando o fazem, é de forma superficial, solicitando aos alunos leituras, cópias e a simples resolução de questões.  Neste sentido, a proposta deste estudo, que é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, é investigar o uso do livro didático de Matemática por educadores durante suas aulas, bem como, buscar perceber de que forma a ludicidade se faz presente nos livros atualmente em circulação e poderiam vir a potencializar a aprendizagem dos estudantes. Desta forma, surge o seguinte questionamento: de que forma é possível cativar professores para o uso do livro didático através da ludicidade abordada neles? Para responder a essa questão, a pesquisa está se delineando predominantemente qualitativa de caráter documental, uma vez que analisar-se-á a ludicidade presente nos conteúdos propostos pelos livros didáticos enviados para as escolas públicas pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didática). Também pretende-se propor aos professores de Matemática um questionário com a finalidade de compreender como eles tem feito uso deste recurso em suas aulas. Pretende-se, através dos resultados desta pesquisa, estruturar um produto educacional que possa proporcionar suporte aos professores para a exploração de atividades lúdicas presentes no livro didático em suas aulas de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONJORNO. José Roberto; JÚNIOR. José Ruy Giovanni; SOUSA. Paulo Roberto Câmara de. Prisma matemática: geometria: ensino médio: área do conhecimento: matemática e suas tecnologia. a. – 1. ed. – São Paulo: Editora FTD, 2020. ISBN 978-65-5742-024-9 (Aluno). ISBN 978-65-5742-025-6 (Professor).

CAMARGO, Marco Antonio de. Telecurso 2000: uma análise da articulação da matemática escolar e do cotidiano nas tele–aulas (educação de jovens e adultos). In: Anais Terceiro Congresso brasileiro de Etnomatemática. II CBEm, 2008, Rio de Janeiro.

FNDE. PROGRAMAS DO LIVRO. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/escolha-pnld-2018.

Acesso em 21 nov.2022

FOUCAULT, Michael. Arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

GUEDES, I. C. Por que os professores não utilizam os livros didáticos? Gazeta Valeparaibana [Online] São José dos Campos, 01 mai. 2016. Educação em debate. Disponível em: https://www.icguedes.pro.br/por-que-os-professores-nao-utilizam-os-livros-didaticos/. Acesso em 18 nov. 2022.

JELINEK, Karin Ritter. Jogos nas aulas de Matemática: brincadeira ou aprendizagem? Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015.

LIMA, Elon L. Exame de Textos: análise de livros de matemática para o ensino médio. Rio de Janeiro: VITAE/IMPA/SBM, 2001.

LOPES, M. Conceição. Ludicidade humana contributos para a busca dos sentidos do humano. Aveiro – Universidade de Aveiro, jun. 2004.

LOPES, Conceição. Design de ludicidade. Revista: Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 25-46, jul./dez. 2014.

LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista: entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares; SAMPAIO, Raniele Nogueira. A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio. Fortaleza - Ceará. 2022. e-ISSN: 2447-8504.

SANTOS, Santa Marli P. (org). A ludicidade como ciência. Petrópolis: Vozes, 2001.

YIN, Robert. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Werlang, R. F., & Ritter Jelinek, K. (2023). LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A LUDICIDADE PRESENTE NOS LIVROS. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18560