JOGO MATIX: uma experiência no período da pandemia da COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Jogo Matix. Números Inteiros. Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Este trabalho se trata de um recorte de uma pesquisa desenvolvida no curso de Matemática e Física, nível latu sensu, cujo objetivo foi mostrar uma intervenção didática sobre as operações com números inteiros com o Jogo Matix como estratégia para minimizar as dificuldades de estudantes de uma turma do 7º Ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco, no período da pandemia da COVID-19. Para o desenvolvimento dessa vivência, utilizou-se ferramentas como WhatsApp, YouTube e Google Forms, como instrumentos para mediação e realização de atividades. Durante as aulas, pôde-se observar que a maioria dos estudantes que participaram das aulas conseguiram confeccionar e jogar Matix, além de assimilar o conteúdo matemático sem a necessidade de aplicação de técnicas de memorização, tais como a “regra dos sinais”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, S; CARVALHO, T. O. Jogos Matemáticos como Metodologia de Ensino – Aprendizagem das Operações com Números Inteiros. 2008. Disponível em: < file:///C:/Users/vitor/Documents/Artigo%20-%20jogo%20dos%20sinais/referências/ref%201.pdf> Acesso em: 29 jan. de 2023.

BITTAR, M; GUIMARÃES, S; VASCONCELLOS, M. A integração da tecnologia na prática do professor que ensina matemática na educação básica: uma proposta de pesquisa-ação. Revista Eltrônica de Educação Matemática. Santa Catarina, v.3 , n.8, p. 84-94, jul. 2008.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2018.

CARVALHO, J. L. G. O Jogo Matix e a Motivação em Sala de Aula: podem os jogos alterar a rotina escolar? 2014. 74 f. Monografia – Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2014.

COSTA, J. S. L. Nim: uma introdução a teoria dos jogos combinatórios. 2016. 68 f. Dissertação (Mestrado profissional em matemática) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

RIPOLL, C.; RANGEL, L.; GIRALDO, V.. Livro do Professor de Matemática na Educação Básica: números inteiros. Edição 1ª. Rio de Janeiro: SMB, 2016.

SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I.; MILANI, E. Jogos de matemática do 6° ao 9° ano. Cadernos do Mathema. Porto Alegre: Artmed 2007.

TEIXEIRA, L. R. M. Dificuldades e erros na Aprendizagem da Matemática. In: EPEM ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VII, 2004, São Paulo. Anais. Disponível em: <http://sbempaulista.org.br/epem/anais/mesas_redondas/mr14-Leny.doc>. Acesso em: 27 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Lima, J. V. R. de, Pachêco, F. F. F., Santos, V. da S., & Ferreira, A. G. (2023). JOGO MATIX: uma experiência no período da pandemia da COVID-19 . Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202334. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18480