MATERIAIS CONCRETOS DA PEDAGOGIA MONTESSORI NO ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS EM LABORATÓRIOS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Edilene Janjar UFRGS
  • Cristina Cavalli Bertolucci UFRGS

Palavras-chave:

Pedagogia Montessori, Laboratório de Matemática, Materiais concretos, Formação de professores

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência, cuja proposta foi direcionada aos professores bolsistas de extensão dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e atuantes em dois laboratórios de matemática de escolas da educação básica. Essa proposta de formação foi realizada nos laboratórios das escolas estaduais Anne Frank e Dolores Alcaraz Caldas, no primeiro semestre de 2022. Como objetivo, buscou-se apresentar uma proposta de materiais concretos montessorianos de matemática capaz de contribuir com as aulas que os graduandos realizavam junto das crianças “nos laboratórios” das escolas em que trabalhavam. Além disso, a intenção foi apresentar uma proposta para oportunizar uma interação e uma troca de experiências capazes de favorecer e ampliar os conhecimentos daqueles professores em formação. A partir dos materiais montessorianos selecionados, o grupo se reuniu em três encontros, em que foi possível trabalhar com o quadro do sistema decimal, as operações fundamentais, a introdução às frações e operações. A partir dessa experiência, foi possível perceber que existe um interesse muito grande dos estudantes na busca por recursos didáticos que favoreçam seus ensinamentos de forma concreta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANESE, R.; NOGARO, A. Avaliação e a autonomia da criança na Educação Infantil: estudo de caso em uma escola de orientação montessoriana. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S. l.], v. 28, n. 63, p. 69–90, 2023. DOI: 10.20435/serieestudos. v28i63.1558. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1558. Acesso em: 29 set. 2023.

MARAN, J. Montessori: Uma educação para a vida. São Paulo: Loyola, 1977.

MONTESSORI, Maria. Mente Absorvente: Portugália, Tradução Wilma Freitas Ronald de Carvalho. Rio de Janeiro: Editorial Nórdica Ltda. s/d.

MONTESSORI, Maria. Pedagogia científica: a descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant, 1965.

REZENDE, A. M. S. Maria Montessori e os Materiais Didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930). Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas, 2021.

YAGLIS, D. Montessori: la educación natural y el medio. México. Trillas, 1989 (reimp. 2004). 118p.; 23 cm.-- ( Biblioteca grandes educadores; 4). Bibliografia: p. 111-113, inclusive índices ISBN 968-24-2841-6. 1. Educación. 2. Educadores. I. t.II. Ser.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Janjar, E., & Cavalli Bertolucci, C. (2023). MATERIAIS CONCRETOS DA PEDAGOGIA MONTESSORI NO ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS EM LABORATÓRIOS DE MATEMÁTICA. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202327. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18460