O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONEXÕES ENTRE A CRIATIVIDADE, O CONCRETO E O ABSTRATO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Fabiane Passarini Marques Pizaneschi Prefeitura de Cuiabá/Várzea Grande-MT

Palavras-chave:

Matemática, material manipulável e criatividade e Ensino Fundamental.

Resumo

O objetivo deste artigo é articular situações de aprendizagem que contribuem para aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com materiais manipuláveis, de forma criativa e que traz o aluno como parte integrante e principal desse processo em detrimento de atividades automáticas, mecânicas, irrelevantes e sobre tudo descontextualizadas. O estudo teve como contexto, uma turma de 3º Ano, de uma escola pública do Município de Cuiabá-MT, como sujeito: práticas de uma professora que atua na respectiva escola. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa e para elaboração dos dados, foram utilizados como instrumentos: observações em sala de aula e entrevista estruturada. Os materiais manipuláveis e a criatividade são elementos que potencializam e possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo, da cooperação, da criatividade, da autonomia, a organização, transformando o ensino da matemática em situações de aprendizagem singulares, atrativas, alegres e prazerosas. As vivências apresentadas evidenciam que o ensino da matemática articulados às atividades concretas e criativas, favorecem a apropriação do conhecimento de modo significativo, interessante e efetivo. Constatou-se, que práticas pautadas em caminhos alternativos no ensino da matemática contribuem para o desenvolvimento cognitivo, e sobre tudo o encantamento pela matemática na escola e para além dela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOGDAN, R. e BIKLEN S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo de Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino de Matemática no Brasil. Zetetiké: Revista da Faculdade de Educação. Unicamp, Ano 3, n. 4, novembro de 1995. Semestral. p. 01-37. 1995

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP : [s.n.], 2000.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MICOTTI. M. C. O. O ensino e as propostas pedagógicas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1999

MUNIZ, Cristiano Alberto. O ser matemático nos anos inicias e as produções subjetivas nas aprendizagens matemáticas: aprendizagem e diversidade. Encontro Paranaense de Educação Matemática, Unioeste de Cascavel: Cascavel-PR, 2017.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Pizaneschi, F. P. M. (2023). O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONEXÕES ENTRE A CRIATIVIDADE, O CONCRETO E O ABSTRATO NO CONTEXTO ESCOLAR. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18399