Tapete Numérico: uma oficina sobre juros simples

Autores

Palavras-chave:

Juros Simples, Jogos Matemáticos, Ensino-aprendizagem, Gamificação

Resumo

O artigo trata de um relato de uma oficina sobre juros simples no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Nele apresentamos as experiências pedagógicas vivenciadas com os alunos do 2º ano do ensino médio, da EEEM XXXXX, com o jogo do Tapete de Juros. O jogo consiste em um tapete numérico, colocado no chão, além de dois cubos. A oficina teve por finalidade quebrar a monotonia na sala de aula, dar protagonismo ao aluno e fortalecer a relação professor-aluno. Ademais, a gamificação motiva e desperta a atenção, pois propõe uma mudança de rotina e busca facilitar o aprendizado. A execução foi relatada no presente texto, assim como, as regras do jogo, os modelos utilizados e a confecção. Foi possível perceber um engajamento maior dos estudantes na aula, tendo em vista que, em sua maioria, conseguiram compreender os conceitos da matéria relembrada, além da cooperação entre os grupos. Após a realização da dinâmica, os estudantes demonstraram satisfação, conforme os feedbacks apurados. Destaca-se que a aplicação da atividade beneficiou não só os participantes mas também os organizadores na formação como educadores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Lepaus Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática.

Jegiane Carla Favoreto Mariano, Professora na Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU-ES)

Graduada em Licenciatura em Matemática pela UFES

Julia Schaetzle Wrobel, Professora Titular na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Matemática pelo IMPA

Referências

SCARTON, Marília; CENCI, Amanda. Oficina: elaboração de um jogo com conteúdo de matemática financeira para ensino médio. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, licenciatura em matemática, 2019. Disponível em: https://ifrs.edu.br/bento/wp-content/uploads/sites/13/2019/12/Oficina-Matem%C3%A1tica-Financeira.pdf. Acesso em: 16 jan. 2023.

ALDISSERA, Olívia. O que é gamificação e como ela aumenta o engajamento. [S. l.], 5 abr. 2021. Disponível em: https://posdigital.pucpr.br/blog/gamificacao-engajamento. Acesso em: 23 jan. 2023.

DIAS, Jesus N. M. Educação Financeira Escolar: A Noção de juros. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, 2015.

PETRY, Daniela. O Jogo no Processo de Alfabetização. 2013.

KISHIMOTO, Tizuro Morchida (Org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 13º edição. São Paulo: Cortez, 2010.

GRANDO, Regina Célia. O Jogo e a Matemática no Contexto da Sala de Aula. São Paulo: Paulus, 2ª edição, 2008.

Downloads

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Lepaus Loureiro, N., Favoreto Mariano, J. C., & Schaetzle Wrobel, J. (2023). Tapete Numérico: uma oficina sobre juros simples. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202335. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18314