“Essa é a mistura da Literatura com a Matemática”: o uso do livro infantil para abordar conceitos matemáticos no Ensino Fundamental I

Autores

Palavras-chave:

Numeramento, Jogos Analógicos, Literatura, Ludicidade

Resumo

O presente relato de experiência ocorre em uma escola municipal do Rio de Janeiro, onde as demandas de letramento matemático se faziam necessárias. Com isso foi proposto aos alunos de uma turma dos Anos Iniciais, uma sequência didática que abordasse não só os conceitos matemáticos para o 2º ano, mas também, que envolvesse a turma de forma ativa. Com isso, o livro: “Cesta de Dona Maricota”, foi o fio condutor para atividades relacionadas à contagem de números naturais, o cálculo de pesos e medidas e a criação de uma trilha que envolvesse os números. Desta forma, foi utilizada uma metodologia de sequência didática voltada para ludicidade, onde os alunos poderiam experienciar os conceitos trabalhados. Com isso obtivemos uma maior compreensão dos conceitos, antes abstratos para os alunos agora com uma sistematização efetiva, alcançando não só os objetivos propostos, como fomentando outras hipóteses por parte dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Jesus de Souza, SME-RJ/Unicarioca

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela Unicarioca (2022). Possui graduação em História pelo Centro Universitário Augusto Motta (2010). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2020). Tem experiência como professora de ensino fundamental da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Já atuou como Coordenadora Pedagógica de uma escola no Município do Rio de Janeiro, onde também promove formações iniciais e continuada, para os professores da unidade escolar em que atua. Tem implementado projetos que abordem a Aplicabilidade da Lei 10.639/2003.

Referências

BELINKY, Tatiana. A cesta da Dona Maricota. 14ª ed. – São Paulo: Paulinas, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 10 de julho 2023.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Matemática. Ensino Fundamental. Vol. 1 e 3. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12640:parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series. Acesso em 10 de julho 2023.

D’AMBROSIO. Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990.

D’AMBROSIO. Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11.pdf. Acesso em 21 de jul. 2020

FONSECA, M. C. F. R. Conceito(s) de numeramento e relações com o letramento. In: LOPES, C. E.; NACARATO, A. (Orgs.). Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 47-60.

KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP; Mercado de Letras, 1995.

MACEDO, Lino. et al. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre, Artmed, 2007.

MACEDO, Roberto; SÁ, Sílvia. Etnocurrículo Etnoaprendiagens: A educação referenciada na cultura. São Paulo. Edições Loyola. 2015.

MENDES, J. R. Matemática e práticas sociais: uma discussão na perspectiva do numeramento. In MENDES, Jackeline Rodrigues; GRANDO, Regina Célia (orgs.). Múltiplos olhares: Matemática e produção de conhecimento. São Paulo: Musa, 2007, p.11- 29.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência. Rio de Janeiro, Guanabara, 1987.

RIO DE JANEIRO. Currículo de Matemática da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/10884557/4268552/MATEMATICA. pdf. Acesso em junho 2023.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O brincar na escola: Metodologia Lúdico-Vivencial, coletânea de jogos, brinquedos e dinâmicas. Petrópolis, Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Souza, L. J. de. (2023). “Essa é a mistura da Literatura com a Matemática”: o uso do livro infantil para abordar conceitos matemáticos no Ensino Fundamental I. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/17946