O ENSINO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS: uma história virtual alicerçada no movimento lógico-histórico

Autores

  • Ana Luiza Amaral Garcia Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Marta Da Silva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Ensino de Equação, Atividade de Ensino., Clube de Matemática.

Resumo

Este artigo possui como objetivo investigar como a organização do ensino do conceito de equação, alicerçada nos pressupostos do movimento Lógico-Histórico, pode possibilitar melhorias na aprendizagem desse conceito. O mesmo tem como contexto o Clube de Matemática da Universidade Estadual de Goiás – Sede Quirinópolis. Para ir ao encontro do objetivo eleito, buscaram-se respostas para tal questionamento: como a organização do ensino do conceito de equação para a 9ª Ano do Ensino Fundamental, alicerçada nos pressupostos do movimento Lógico -Histórico pode possibilitar melhorias na aprendizagem desse referido conceito? Para tanto, a pesquisa envolveu turmas de 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Quirinópolis, durante o segundo semestre de 2022. Logo, a metodologia escolhida para desenvolver o referido artigo, foi o experimento didático, o qual teve como estrutura para a análise dos dados utilizados episódios e flashes. Os resultados encontrados evidenciaram que as atividades elaboradas de maneira intencional visando ao movimento histórico do conceito de equação, para assim ser possível caminhar para o lógico, conforme tem-se posto hoje, fortalece o interesse dos indivíduos em participarem das atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMARGO, M. V. S. P. Contribuições da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino de Álgebra. Dissertação (Mestrado em Formação Científica Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba-PR, 130p., 2020.

LIBÂNEO, J. C. Os métodos de ensino. In: LIBÂNEO, José Carlos (Org.). Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2006, p. 149-176.

MOURA, M. O. DE; CEDRO, W. L. Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático. Revista Educativa - Revista de Educação, v. 15, n. 1, p. 25–38, 2016.

MOURA, A. R. L.; SOUSA, M. C. Lógico-histórico: uma perspectiva para o ensino de álgebra. Anais do VIII ENEM, p. 1-17, 2004.

______. O lógico-histórico da álgebra não simbólica e da álgebra simbólica: dois olhares diferentes. Zetetiké, v. 13, n. 24, 2005.

______. Dando movimento ao pensamento algébrico. Zetetiké, v. 16, n. 30, 2008.

MOURA, M. O. DE; SFORNI, M. S. F.; LOPES, A. R. L. V. A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017. p. 71-99.

OLIVEIRA, D. C. Indícios de apropriação dos nexos conceituais da álgebra simbólica por estudantes do Clube de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 255p., 2014.

PANOSSIAN, M. L.; Manifestações do pensamento e da linguagem algébrica de estudantes: indicadores para a organização do ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, 179p., 2008.

PANOSSIAN, M. L.; MORETTI, V. D.; SOUZA, F. D. Relações entre movimento histórico e lógico de um conceito, desenvolvimento do pensamento teórico e conteúdo escolar. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017. p. 125-152.

RIGON, A. J.; ASBAHR, F. S. F.; MORETTI, V. D. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010. p. 13-44.

ROSA, J. E. DA; MORAES, S. P. G. DE; CEDRO, W. L. A formação do pensamento teórico em uma atividade de ensino de Matemática. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010. p. 135-153.

SILVA, M. M DA. A Apropriação dos aspectos constituintes da atividade pedagógica por professores de Matemática em formação inicial. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO, 307p., 2018.

SILVA, M. M. DA; CEDRO, W. L. A colaboração como elemento essencial da formação do professor que ensina Matemática: O caso do Clube de Matemática. Vidya, v. 42, n. 1, p. 97-114, 2022.

SILVESTRE, B.; SILVA, M. M. DA. A Interface entre o movimento lógico-histórico e a organização do ensino do conceito matemático de ângulos. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 14, n. 2, p. 1–24, 2019.

SOUSA, M. C. O movimento lógico-histórico enquanto perspectiva didática para o ensino de Matemática. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v.2, n.1, p.40-68, 2018.

______. O ensino de Matemática da educação básica na perspectiva lógico-histórica. Perspectiva da Educação Matemática, v.7, n. 13, p. 60-82, 2014.

______. O ensino da álgebra numa perspectiva lógico-histórica: um estudo das elaborações correlatas de professores do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 308p., 2004.

SOUSA, M. C.; MOURA M. O. O movimento lógico-histórico em atividades de ensino de Matemática: Unidade dialética entre ensino e aprendizagem. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, v.1, n.6, p. 1-12, 2016.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Amaral Garcia, A. L., & Da Silva, M. M. (2023). O ENSINO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS: uma história virtual alicerçada no movimento lógico-histórico. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202329. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/17846